Zerozero
·20 Mei 2025
Da II Liga para a Europa: Santa Clara faz o que só outros três conseguiram

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 Mei 2025
A temporada 2024/25 encerrou como uma das mais douradas do Santa Clara. Os açorianos garantiram o regresso à I Liga na época passada e foram a sensação da temporada que agora findou. No photo finish, os insulares ultrapassaram o Vitória SC e carimbaram o apuramento para a Conference League.
A I Liga presenteia-nos, volta e meia, com estas equipas sensação que superam as expetativas inicialmente traçadas e fazem as maravilhas do adepto mais exótico. O Santa Clara de Vasco Matos é claramente um desses casos e, diga-se, um trabalho de autor.
Depois de ter levado a equipa a subir em 2023/24, o técnico apurou agora os Bravos Açorianos para as provas da UEFA. Ora, este feito levou o nosso playmakerstats a proceder a um levantamento dos dados e a comprovar que o Santa Clara é apenas a quarta equipa na história do futebol português a conseguir um apuramento europeu, via campeonato, na época imediatamente a seguir à subida de divisão.
O último conjunto a ser capaz de alcançar esse feito foi o Estoril Praia, pela mão de Marco Silva. O atual treinador do Fulham conduziu os canarinhos ao título da Liga Orangina, em 2011/12, e depois ao quinto lugar da Liga ZON Sagres, em 2012/13. Dois anos gloriosos para a equipa da Linha.
Antes disso, mais dois casos idênticos: SC Salgueiros e Vitória SC. Comandado por Zoran Filipovic, o Salgueiros foi quinto classificado da I Divisão em 1990/91, um ano depois de ter sido campeão na II Divisão. A equipa do distrito do Porto acabou a jogar a Taça UEFA em 1991/92.
O caso do Vitória SC surgiu em 2007/08. Os vitorianos tinham protagonizado uma descida de divisão chocante em 2005/06 e rapidamente regressaram ao convívio dos grandes, por via de um segundo lugar na Liga Vitalis 2006/07. O regresso à elite foi com força, já que a equipa orientada por Manuel Cajuda conseguiu um terceiro lugar que a colocou nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões! Os vimaranenses acabariam mesmo por ficar perto da fase de grupos da liga milionária, tendo caído na célebre partida de Basileia.
Depois de Salgueiros, Vitória SC e Estoril, o Santa Clara é o mais recente emblema a conseguir este feito impressionante. Um feito à medida das duas últimas temporadas de elevado rendimento da turma insular.
Langsung