
Gazeta Esportiva.com
·23 Juli 2025
Cruzeiro é líder do Brasileirão após 11 anos: veja as principais mudanças do time

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 Juli 2025
Quando entrar em campo nesta quarta-feira (23), às 19h30, na Neo Química Arena, contra o Corinthians, pela 16ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro também joga para defender a liderança do campeonato.
A Raposa assumiu o primeiro lugar na 14ª rodada, após vencer o Fluminense por 2 a 0 e o Flamengo perder para o Santos com gol de Neymar. Pode parecer algo simples, mas o clube não assumia a liderança do Brasileiro há 11 anos, desde 2014, quando fez grande campanha e terminou com o título.
Mais precisamente, o Cruzeiro não era líder desde o dia 7 de dezembro de 2014, quando entrou em campo na última rodada para levantar a taça. Desde então, o clube viveu bons momentos mas amargou a pior crise de sua história.
Em 2017 e 2018 a equipe venceu a Copa do Brasil e se isolou como o maior vencedor do torneio. No entanto, em 2019, a torcida viveu o pesadelo mais assombroso. Após um bom início de temporada, o Cruzeiro sucumbiu no segundo semestre e acabou sendo rebaixado pela primeira vez na centenária trajetória do clube.
A tristeza durou três anos, até que Ronaldo Fenômeno comprou a SAF, ajeitou as finanças e trouxe o clube de volta para a elite do futebol. Com isso, em 2023, apenas um modesto 14º lugar, seguido por uma leve melhora, com a nona posição, no Brasileirão de 2024.
Ainda em 2024, o empresário Pedro Lourenço comprou a SAF de Ronaldo e mudou o perfil de investimento. O Cruzeiro contratou o renomado técnico português Leonardo Jardim, tirou Gabigol e Fabrício Bruno do Flamengo e venceu a corrida por Kaio Jorge. Os frutos de um caminho amargo estão sendo colhidos com o protagonismo no futebol nacional.