Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina | OneFootball

Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MaisQueUmJogo - MQJ

MaisQueUmJogo - MQJ

·12 Mei 2024

Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina

Gambar artikel:Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina

Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira, na última sexta-feira, para a Copa América. O torneio começa no dia 20 de junho. A lista já deu um gostinho do que está por vir. Para entrar no clima, o MQJ MEMÓRIA, então, entra em ação para relembrar um torneio histórico. Há 20 anos, Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina.

A Copa América de 2004 foi disputada no Peru. À época, a Seleção Brasileira era comandada por Carlos Alberto Parreira. O contexto era bem diferente do atual. Naquela ocasião, o Brasil estava na crista da onda, após o título mundial de 2002.


Video OneFootball


Parreira optou até por preservar astros da Seleção Brasileira. Ele não levou nomes como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. Adriano Imperador, então, virou o protagonista do Brasil.

A Copa América de 2004

Embora sem os principais astros, o Brasil de 2004 contou com nomes talentosos e craques. Julio Cesar, Maicon, Juan, Renato, Kleberson, Alex, Diego, Felipe, Júlio Baptista, Luis Fabiano, Ricardo Oliveira e Vagner Love, além de Adriano, eram destaques da Seleção.

Gambar artikel:Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina

Luis Fabiano ajudou o Brasil a ganhar o título | Foto: ORLANDO KISSNER/AFP via Getty Images

A caminhada do Brasil começou com vitória magra sobre o Chile. Luis Fabiano, no fim do jogo, foi o herói da Seleção. Na sequência, o time de Parreira fez 4 a 1 sobre a Costa Rica, com três gols de Adriano e um de Juan. Já classificado, o Brasil perdeu para o Paraguai por 2 a 1 e avançou na segunda colocação.

No mata-mata, a Seleção atropelou o México nas quartas de final. Alex, Adriano, duas vezes, e Ricardo Oliveira construíram o placar de 4 a 0. A primeira grande dose de emoção aconteceu contra o Uruguai, na semifinal.

Marcelo Sosa, aos 22 minutos, colocou os uruguaios em vantagem. Adriano, no começo da etapa final, empatou. A vaga foi decidida nos pênaltis. O Brasil avançou com vitória por 5 a 3.

A decisão contra a Argentina

A final contra a Argentina ganhou contornos históricos. Kily González abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Luisão empatou nos acréscimos da 1ª etapa. No fim da partida, César Delgado recolocou os argentinos em vantagem, aos 42 minutos. Contudo, Adriano Imperador, aos 48 minutos, deixou tudo igual. A Seleção, então, venceu nos pênaltis, por 4 a 2, e ficou com o título no Peru.

Gambar artikel:Copa América histórica: quando Adriano Imperador tirou o sorriso do rosto da Argentina

Adriano brilhou contra a Argentina em 2004 | Foto: OMAR TORRES/AFP via Getty Images

Comandada por Marcelo Bielsa, a Argentina contava com craques como Zanetti, Sorín, Mascherano, Lucho González, Tévez, D’Alessandro e Saviola, entre outros.

Na final, o Brasil jogou com o seguinte time: Julio Cesar; Maicon, Luisão, Juan e Gustavo Nery; Renato, Edu, Kleberson e Alex; Luis Fabiano e Adriano. Diego, Felipe e Cris entraram no segundo tempo.

Lihat jejak penerbit