Fut das Minas
·28 Juli 2025
Copa América 2025: conheça o Uruguai, adversário do Brasil na semifinal

In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·28 Juli 2025
O Uruguai é o adversário do Brasil na semifinal da Copa América 2025. Após um começo de competição turbulento, as uruguaias conquistaram a classificação em segundo lugar no Grupo A, com sete pontos, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota.
O começo da trajetória da seleção uruguaia na competição foi marcado por protestos e impasse entre as jogadoras e a Associação de Futebol do Uruguai (AUF). As atletas boicotaram o treino antes da estreia contra o Equador, em forma de protesto pelas más condições oferecidas pela entidade. Após acordo firmado entre os dois lados e a garantia de melhorias para a equipe feminina, o Uruguai estreou na competição em um empate de 2 a 2 diante do Equador.
Reprodução/Conmebol
Na primeira fase, a seleção uruguaia começou a Copa América 2025 empatando por 2 a 2 com o Equador. A segunda partida foi marcada pela derrota por 1 a 0 para a Argentina. A redenção veio após vencer o Peru e o Chile, por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente. Com isso, a Celeste somou sete pontos na classificação geral, um ponto a mais que a seleção chilena, terceira colocada do grupo, e carimbou a classficação para as semifinais pela segunda vez na história.
Reprodução/@AUFfemenino
Está é a oitava participação do Uruguai na competição. A Celeste não participou das edições de 1991 e 1995 do Campeonato Sul-Americano.
A melhor campanha da equipe foi em 2006, na conquista do terceiro lugar.
Após os transtornos com a Associação de Futebol do país, o Uruguai conseguiu um feito inédito na competição, após oito anos de participação. A classificação do mata-mata se deu através da consistência e perseverança durante cada confronto da fase de grupos.
À sua frente, o Uruguai conta com o técnico Ariel Longo, que além de ser o mais experiente entre os treinadores da competição, é quem está a mais tempo no comando de uma seleção, estando desde 2019 como treinador da Celeste.
Reprodução/@AUFfemenino
Goleiras: Romina Olmedo, Sofía Olivera e Agustina Sánchez
Defensoras: Stephanie Lacoste, Daiana Farías, Laura Felipe, Stephanie Tregartten, Fátima Barone, Yannel Correa, Ilana Guedes, Juliana Vieira
Meio-campistas: Solange Lemos, Ximena Velazco, Sindy Ramírez, Pamela González, Pilar González e Ángel Gómez
Atacantes: Esperanza Pizarro, Belén Aquino, Wendy Carballo, Alaides Paz e Yamila Dornelles
Entre as jogadoras que se destacam na Seleção Uruguaia, temos uma atleta conhecida no Brasil. Belén Aquino, jogadora do Internacional, tem um nome forte no ataque da Celeste. Pamela González, meio-campista, do Sevilla, da Espanha, também tem protagonismo na equipe, carregando a braçadeira de capitã.
Reprodução/@AUFfemenino
Uruguai e Brasil se enfrentam nesta terça-feira (29), às 21h, pela semifinal da Copa América 2025, com transmissão do SporTV e TV Brasil. Acompanhe o lance a lance da partida pelo Twitter e Instagram do Fut das Minas.