Coluna do Fla
·2 Juli 2025
Contratações: Flamengo define perfil e busca jogadores de alta intensidade e poder de decisão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·2 Juli 2025
O Flamengo iniciou um processo de reformulação no elenco com uma orientação clara: contar com jogadores fortes física e mentalmente. Sob comando do diretor José Boto, o Departamento de Futebol busca somar atletas que possam manter o alto nível de desempenho por um período mais longo no Rubro-Negro.
De acordo com apuração do Coluna do Fla, a iniciativa do Flamengo parte da percepção de que o futebol moderno exige atletas intensos, resilientes e prontos para tomar decisões rápidas em contextos de alta pressão. Ou seja, Boto e o próprio técnico Filipe Luís entendem que essas características são essenciais para sustentar um time competitivo em todas os campeonatos.
O Departamento de Futebol, inclusive, tem aval do presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap) para fazer o que for necessário para construir uma equipe que “assuma o comando” do futebol no cenário nacional e continental. Sendo assim, Boto e Filipe Luís enxergam que o plantel precisa ir além do talento técnico.
Com a reformulação, o Flamengo pretende construir um grupo com maior capacidade física e poder de decisão, especialmente em jogos decisivos. Dessa forma, o clube acredita que a nova filosofia de contratações vai minimizar oscilações de rendimento e garantir que os jogadores consigam sustentar a intensidade que o estilo de jogo de Filipe Luís exige, principalmente nas fases agudas das competições.
O setor ofensivo exemplifica bem o que Boto e Filipe querem mudar. Atualmente, a dupla entende que precisa de pontas que sejam mais letais próximos ao gol. Também, os dois comandantes desejam atletas mais fortes fisicamente para aguentar um ritmo maior da temporada.
Ainda conforme a reportagem, a política de montagem do elenco busca atletas com potencial de permanência prolongada. Isso porque, a permanência mais longa de jogadores-chave também facilita a criação de identidade, entrosamento e continuidade no trabalho. Portanto, o Flamengo entende que não precisa fazer novas contratações de jogadores consagrados e experientes.
Boto e Filipe pensam que, no futebol de alto nível, a intensidade física é uma das marcas registradas das principais equipes do mundo. Ou seja, pressionar o adversário, recuperar a bola com rapidez e manter a capacidade de explosão ao longo dos 90 minutos são aspectos indispensáveis em qualquer time que almeja títulos em sequência. Já o poder de decisão — a habilidade de escolher a melhor jogada em segundos e executar com precisão — costuma separar os campeões dos coadjuvantes, principalmente em torneios equilibrados.
Por isso, o Flamengo não pensa apenas em trocar nomes, mas sim em implementar um novo perfil no elenco. Desse modo, o clube entende que precisa de atletas que combinem força, inteligência de jogo, espírito coletivo e maturidade. A expectativa é que esse novo modelo ajude a consolidar um elenco mais competitivo, duradouro e com maior capacidade de responder nos momentos decisivos.