Contratação ruim? Números de Johnston são similares aos de Gerson | OneFootball

Contratação ruim? Números de Johnston são similares aos de Gerson | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·6 Juli 2025

Contratação ruim? Números de Johnston são similares aos de Gerson

Gambar artikel:Contratação ruim? Números de Johnston são similares aos de Gerson

A movimentação do Flamengo para trazer Michael Johnston, atacante irlandês do West Bromwich, da segunda divisão inglesa, tem incomodado os torcedores.

A Nação ficou desconfiada dos números e passou a questionar a decisão da diretoria do Flamengo de buscar o nome para o segundo semestre do ano.


Video OneFootball


Vale ressaltar que Michael Johnston não é um centroavante, mas, sim, um ponta. Naturalmente, a quantidade de gols se reduz. Mesmo assim, os números não são grandiosos e ele não obteve sucesso estrondoso na Europa.

No entanto, os torcedores consideravam Gerson um ótimo jogador para o Flamengo. O Coringa construiu status de ídolo, apesar da saída conturbada para o Zenit que irritou a torcida. Mas os números do Camisa 8 não são tão diferentes.

Gerson vinha atuando pela ponta, abrindo espaço para Wesley no corredor do lado direito. Dá para imaginar Michael Johnston fazendo exatamente a mesma função, já que ele também deve jogar pelo lado do campo.

Comparação ofensiva entre Michael Johnson e Gerson

Os torcedores acharam os números de Michael Johnston ruins, mas Gerson também não contribuía diretamente em gols.

Em 2025, foram dois gols e quatro assistências em 31 jogos. Apenas um gol a menos e uma assistência a mais de diferença. Mas são nove jogos a menos.

Para equilibrar, podemos pegar os últimos nove jogos de Gerson em 2024, somando, assim, seus últimos 40 jogos com o Manto Sagrado.

Nesse período de nove partidas, Gerson deu mais duas assistências. Ou seja, totalizando dois gols e seis assistências. A quantidade de gols continua menor, com uma leve vantagem no número de assistências para o Camisa 8.

Para comparar uma temporada completa de Gerson pelo Flamengo, podemos olhar para 2024 completo. O jogador teve quatro gols e nove assistências, superando a marca de Michael Johnston, mas com uma quantidade de jogos bem maior.

Foram 56 aparições em campo, ou seja, 16 jogos a mais do que o atacante irlandês. O ponto é que os números são parecidos, e apesar da desconfiança natural do torcedor, o jogador tem que se provar em campo antes de ser totalmente desprezado.

A função deve ser parecida com a de Gerson, que somou os números contando ainda com o Campeonato Carioca, que não é disputado por Michael Johnston, acostumado a um jogo mais intenso na Inglaterra, apesar de atuar na segunda divisão.

Com números parecidos, não é loucura imaginar que Johnson possa se tornar, no mínimo, importante para o sistema do Flamengo de Filipe Luís.

Mas tudo isso precisa ser provado dentro de campo. Caso contrário, o mapeamento de atletas do clube, certamente, voltará, com razão, a ser criticado pelos torcedores.

Apesar de números ofensivos semelhantes, Gerson sobra defensivamente

O maior ponto de atenção fica na parte defensiva, já que Gerson era muito útil por se desdobrar, também, na marcação.

Os números do Coringa são superiores aos de Michael Johnston quando o assunto é defender. Considerando Gerson no Brasileirão, e Michael Johnston na segunda divisão inglesa, o estrangeiro empata com o brasileiro apenas na média de cortes por jogo: 0,3.

Mas Gerson intercepta mais, com 0,6 contra 0,3 interceptações por jogo de Johnston, além de um número bem maior de desarmes: 1,7 contra 0,7.

A posse de bola ganha no último terço do campo é mais próxima: 0,4 de Gerson contra 0,3 de Michael Johnston. Até porque o estrangeiro promete atuar mais avançado, por ser um atacante, e não um homem versátil de meio-campo que pode jogar em diferentes posições do ataque.

Gerson também vence nas bolas recuperadas por jogos: 3,3 contra 2,3 de Michael Johnston. O irlandês pode ficar para trás, mas também detém uma boa média no quesito.

Por fim, nenhum dos dois tiveram erros graves que levaram a gols adversários na temporada. Fato é que, Gerson sai, e Michael Johnston chega ao Flamengo. Resta torcer para que a movimentação dê certo dentro de campo.

Lihat jejak penerbit