Jogada10
·17 Juli 2025
Conmebol abre processo disciplinar contra Lucas Piton, do Vasco, após expulsão

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 Juli 2025
A Conmebol abriu um processo disciplinar contra o lateral-esquerdo do Vasco, Lucas Piton. Afinal, o jogador foi expulso, aos 11 minutos do primeiro tempo, no confronto com o Independiente del Valle pelos playoffs da Sul-Americana. Em campo, o Cruz-Maltino sucumbiu diante do adversário e sofreu uma goleada por 4 a 0, em Quito. A informação é do portal “Lance”.
Dessa forma, o árbitro peruano Kevin Ortega relatou, na súmula, que o cartão vermelho foi por causa de um “jogo perigoso grave, entrada de jogo perigosa grave”. Além disso, a entidade enquadrou o jogador no Artigo 14.1 alínea B, de seu Código Disciplinar.
“Artigo 14. Conduta Imprópria de Jogadores e Oficiais
b. Suspensão por pelo menos um jogo na competição ou por um determinado período por cometer as seguintes infrações:
i. Jogada brusca grave, que venha a ocorrer por meio da entrada violenta ou disputa de bola que ponha em risco a integridade física de um adversário; lance no qual o infrator use força excessiva ou aja com brutalidade (jogadores);”
No confronto, os cartões amarelos de Léo Jardim e Hugo Moura também geraram punições. Uma multa de 500 dólares (R$ R$ 2.785 na cotação atual) para cada advertência, algo que será debitado na premiação que o Cruz-Maltino receber pelos direitos de televisão ou patrocínio.
Com o 4 a 0, uma possível classificação do Vasco para as oitavas da Sul-Americana ficou mais complicada. Agora, para avançar no tempo normal, os comandados do técnico Fernando Diniz terão que vencer por cinco gols de diferença. Caso consigam um triunfo por quatro gols de diferença, no duelo do dia 22, em São Januário, levarão a disputa para as penalidades máximas.
Por fim, o Vasco volta a campo no sábado (15), quando enfrentará o Grêmio às 17h30, pela 14ª rodada do Brasileirão. Esta será a primeira partida da equipe, em São Januário, após o fim do Mundial de Clubes.