Gremistas
·21 April 2025
Comitê de Arbitragem da CBF reconhece erro em lance de pênalti para o Grêmio no Gre-Nal

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·21 April 2025
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), da CBF, divulgou nesta segunda-feira (21) seu parecer técnico sobre o lance polêmico que aconteceu durante o clássico Gre-Nal do último sábado (19). O Grêmio protestou bastante após um possível pênalti envolvendo Aguirre, do Internacional, e Aravena, do time tricolor.
A avaliação foi feita em uma reunião virtual que reuniu figuras importantes da arbitragem mundial, como o italiano Nicola Rizzoli, o argentino Néstor Pitana e o brasileiro Sandro Meira Ricci, além de integrantes da comissão de arbitragem da CBF. Após a análise do lance, o grupo chegou à conclusão de que a penalidade deveria ter sido assinalada.
O episódio aconteceu aos 41 minutos da etapa final. O árbitro Bráulio da Silva Machado foi acionado pelo VAR para revisar a jogada entre os dois atletas. Mesmo após checar as imagens no monitor, ele decidiu manter sua decisão inicial e não marcou o pênalti.
No dia 20 de abril de 2025, em reunião virtual dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, houve a deliberação técnica em relação ao lance ocorrido aos 38 minutos do 2°tempo da partida supramencionada. Segue o parecer:
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar.”
A reunião teve a participação dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, do Diretor de Arbitragem-CBF, Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros-CBF, Fabricio Vilarinho.
Quaisquer providências administrativas, sejam elas instruções e/ou arquivamento, serão deliberadas internamente pela Diretoria de Arbitragem-CBF. O C.C.E.I. emite este parecer técnico, de modo consultivo, para instruções e demais finalidades definidas por esta Diretoria de Arbitragem CBF.