Fala Galo
·1 Mei 2025
Com direito a golaço, Galinho sofre virada e perde para o São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·1 Mei 2025
O Galinho enfrentou o São Paulo, na noite desta quarta (30), em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. A partida foi disputada no Centro de Treinamento de Cotia, na capital paulista, e terminou empatada por 1 a 1. Com o resultado, os Crias do Galo estagnaram na 17ª colocação, um lugar acima da zona de rebaixamento.
Sofrendo com uma série de desfalques no elenco, o técnico Leandro Zago promoveu diversas alterações na escalação inicial. Destaque para a presença do lateral-esquerdo Kauã Pascini, adiantado como um ponta. Antes titular, o atacante Pedro Ataíde iniciou o confronto no banco de reservas.
Bastou cinco minutos pro Galo abrir o placar. Pascini pegou sobra de cobrança de escanteio na entrada da área, e acertou um belo chute em diagonal no ângulo do goleiro adversário. Após o gol, o São Paulo buscou reagir, mas o Galo estava perigoso nos contragolpes. O jogo parecia favorável para o Alvinegro.
O problema é que, a partir dos 15 minutos, o Atlético passou a ter muita dificuldade para suportar a pressão adversária, não conseguindo mais manter a posse de bola. Esse efeito de “bate e volta” fez o São Paulo aplicar uma ronda contra a área Atleticana, com muitas finalizações. De tanto atacar, o time da casa chegou ao gol de empate, já aos 38 minutos. O meio de campo do Atlético não conseguiu parar a investida adversária, a zaga cortou parcialmente um cruzamento, mas bateu cabeça na sobra. A bola ficou viva, Vitor Gabriel tentou fazer o corte, mas acertou o atacante do São Paulo dentro da área. Na cobrança do pênalti, Paulinho deslocou Pedro Cobra. 1 a 1.
O segundo tempo foi mais equilibrado, e a vitória parecia acessível aos dois times. O São Paulo levava perigo pelas pontas, mas o Atlético atacava com mais volume. Logo aos 7 minutos, Alisson Souza apareceu sozinho na pequena área após cobrança de falta, mas chutou para fora. A alternância de ataques perigosos era grande, e o time mais eficiente voltaria à frente do placar. Infelizmente, quem teve esse mérito foi o São Paulo – e novamente em um erro do Galo. Djhordney recebeu sozinho na grande área pela esquerda, ganhou a linha de fundo e cruzou para a trave oposta onde Igor Felisberto, também sozinho, só teve o trabalho de cabecear para o gol vazio. Era a virada dos paulistas, em um erro coletivo de marcação do Atlético, e uma falha de marcação individual do lateral Vitor Gabriel.
Após o gol, restou ao Galinho adiantar suas linhas e buscar o empate. O problema é que a estratégia não surtiu efeito. Numa das raras descidas de mais perigo, Eric tirou tinta da trave esquerda em chute forte de fora da área. Em outro momento, o lateral Pedro Oliveira aproveitou a parede de Pedro Ataíde, e também levou perigo em finalização de fora da área.
O Galinho não repetiu o bom nível de exibição dos últimos jogos, e mereceu perder para o São Paulo. Até naturalmente, foram poucos os destaques individuais. Kauã Pascini merece o mérito por ter marcado um golaço de fora da área. Por outro lado, é preciso destacar que a defesa não está bem já há algum tempo. À exceção de Pedro Cobra, é momento de repensar todo o sistema defensivo.
Os Crias do Galo voltam a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (7), às 16h. O adversário será o Vasco da Gama, no SESC Venda Nova.