Fala Galo
·19 April 2025
Coluna do Betinho: Galo e Botafogo fazem ação para conscientizar sobre o autismo

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·19 April 2025
Atlético e Botafogo se encontrarão novamente. Em pleno domingo de Páscoa (20), às 16h, em jogo válido pela 5ª rodada do Brasileirão, os alvinegros “cruzarão” os bigodes depois de protagonizarem no fim do ano passado a final da Libertadores.
Mas para além de um jogo de peso, num dia especial, as equipes farão uma ação especial de conscientização sobre o autismo que dará um sentido ainda maior para o dia de celebração da ressurreição de Cristo.
“Na entrada dos atletas em campo, os mascotinhos do Galo serão formados, em sua maioria, por crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mais recentemente, a GaloTV teve um episódio marcante no GaloCast, com Guilherme Arana, cujo o filho mais velho, o Mini Guissa, é autista. O programa foi apresentado por Felipe Ribeiro e Domênico Bhering, e contou com a participação especial de Neila Bittencourt, assistente social do Galo, todos pais de autistas.”
Vale dizer que, em outubro de 2024, o Galo fechou parceria com a Clínica Florescer Juntos para implementação de uma sala sensorial para autistas na Arena MRV. As obras do espaço já iniciaram e o objetivo é de atender todas as necessidades de ambientação e acolhimento de crianças autistas, e comorbidades associadas, em parceria com o Instituto Galo.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por desafios na comunicação e integração social, e por padrões de comportamento restritos e repetitivos. O transtorno pode se apresentar de forma mais leve, permitindo uma vida independente, ou exigir suporte intenso.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo vivem dentro do espectro autista, com cerca de 2 milhões no Brasil.
#FalaGalo