MundoBola Flamengo
·13 Maret 2025
Clubes estudam Brasileirão com 3 rebaixados; regra salvaria Vasco uma vez

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 Maret 2025
Nesta terça-feira (11), foi realizado o Conselho Técnico da CBF comandado por clubes. Na reunião, foi debatido sobre a mudança na regra do rebaixamento e do número permitido de estrangeiros relacionados em partidas.
A quantidade permitida de jogadores de outras nacionalidades nos relacionados é de nove, contudo, a ideia inicial é reduzir o número para seis atletas. Anteriormente, o número era de cinco jogadores permitidos.
Visando o melhor planejamento dos clubes, a ideia é a redução gradativa do número de estrangeiros permitidos nos próximos anos.
Contudo, a principal discussão foi sobre a quantidade de rebaixados nas competições nacionais. A ideia do Conselho é a redução para apenas três clubes sofrendo a queda, igual ao modelo praticado nas principais ligas da Europa.
O modelo atual de quatro clubes subindo e caindo é visto como prejudicial para o campeonato, visto que rebaixa 20% do torneio (4 de 20). Caso avance, o objetivo é a implementação da regra a partir de 2027 da primeira à quarta divisão.
Outro debate acalorado foi acerca dos gramados sintéticos no futebol brasileiro, contudo uma decisão sobre um possível veto ao campo artificial foi deixada para depois.
O Conselho Nacional dos Clubes, presidido por Marcelo Paz, do Fortaleza, deverá se reunir mensalmente na CBF, para começar os estudos e os debates ao longo deste ano. Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Vasco e Palmeiras são os clubes participantes.
Caso a regra dos últimos três colocados sendo rebaixados existisse nas quatro quedas do Vasco, o cruzmaltino se salvaria em apenas uma ocasião. Em 2008, o rival do Flamengo ficou em 18º colocado, quem se livraria seria o Figueirense.
Em 2013, a Portuguesa teria se salvado, o Vasco repetiu o 18º lugar na competição. Dois anos depois o cruzmaltino repetiu a colocação, ficando atrás do Avaí. O clube voltou a cair em 2020, contudo, seria salvo do rebaixamento, pois terminou na 17ª posição.