Revista Colorada
·18 Februari 2025
Clube da Série A se posiciona sobre gramados sintéticos

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·18 Februari 2025
Após a campanha iniciada por jogadores como Alan Patrick, Vitão e Bruno Henrique do Internacional, contra o uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro, o Palmeiras, que utiliza um gramado sintético em seu estádio Allianz Parque, se posicionou em defesa do seu campo.
A manifestação foi feita através de um comunicado no X (antigo Twitter).
No texto, o Palmeiras reforça que o gramado sintético do Allianz Parque é certificado pela FIFA, com inspeções anuais para garantir que o piso cumpra os mesmos padrões de um campo de grama natural em bom estado.
O clube destaca que, ao contrário do que sugerem algumas críticas, não há comprovação científica de que os campos sintéticos apresentem um risco maior de lesões do que os naturais.
Um estudo recente da revista “The Lancet Discovery Science” indicou que a incidência de contusões em campos artificiais é inferior à de campos naturais.
Além disso, o Palmeiras fez questão de lembrar que, nos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com o menor número de lesões, conforme levantamentos realizados pela mídia especializada.
Embora o clube respeite as opiniões dos jogadores que preferem campos de grama natural, ele considera essencial um debate fundamentado sobre a qualidade dos gramados no Brasil, destacando que críticas infundadas não contribuem para a melhoria da situação.