MundoBola Flamengo
·14 Februari 2025
Cleiton e Gerson são denunciados por confusão de Flamengo x Botafogo
![Gambar artikel:Cleiton e Gerson são denunciados por confusão de Flamengo x Botafogo](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2025%2F02%2Fflamengo-v-botafogo-campeonato-carioaca-20252.webp)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 Februari 2025
A confusão generalizada após a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, na quarta-feira (12), pode resultar em punições para atletas de ambos os times. A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) denunciou os rubro-negros Gerson e Cleiton e os rivais Alex Telles e Alexander Barbosa por envolvimento na briga. O julgamento será na próxima quarta-feira (19), às 14h.
Os atos de Gerson foram enquadrados no artigo 250 §1º, inciso II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), que fala em "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". A pena prevista é suspensão de um a três jogos. Contudo, vale destacar que a atitude de empurrar os adversários não foi exclusiva do Camisa 8 durante a grande confusão. Mas apenas o capitão foi expulso por esse motivo e teve seus atos relatados em súmula.
Cleiton e Barboza estão denunciados em um artigo mais grave, já que foram os responsáveis por desferirem socos. O zagueiro botafoguense tentou acertar Bruno Henrique, e o atleta rubro-negro acertou o rival no rosto logo na sequência. Ações enquadradas no artigo 254-A §1º, inciso I, que fala sobre "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente, ou assumindo o risco de causar danos ou lesões".
O artigo prevê suspensão de quatro a doze partidas caso o atleta seja considerado culpado. Entretanto, essa punição sobre de oito a 24 jogos em casos que a agressão "resultar lesão corporal grave, atestada por laudo médico".
Por fim, Alex Telles foi enquadrado no artigo 243-F, que fala em ofensa à honra: a pena inclui multa entre R$ 100 e R$ 100 mil e suspensão de um a seis jogos. O lateral-esquerdo foi citado na súmula como um dos mais exaltados durante a confusão e um dos responsáveis por segurar o Botafogo no túnel de acesso aos vestiários para recomeçar a briga.
Além de denunciados, a expulsão contra o Botafogo tira tanto Cleiton quanto Gerson do clássico com o Vasco deste sábado (15), às 21h45, que pode garantir o Flamengo como campeão da Taça Guanabara. Ambos precisarão ficar de fora do jogo e estarão à disposição de Filipe Luís contra o Maricá, mas apenas no caso de não serem punidos.
O caso de Gerson parece mais simples, já que o capitão apenas se posicionou entre Barboza e Bruno Henrique para proteger o companheiro. Atitude que demandou uso de força diante da situação. Não à toa o cartão vermelho apresentado pelo árbitro Bruno Mota Correia causou surpresa no Camisa 8 e nos torcedores.