oGol.com.br
·11 Agustus 2025
Clayton Silva, de preterido no Vasco a cobiçado pelos grandes portugueses em 1 ano

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 Agustus 2025
A passagem de Clayton Silva no Vasco durou poucos meses, traduzidos em campo em 8 jogos, 217 minutos e nenhuma bola na rede. Desvalorizado na Colina, foi liberado sem qualquer dúvida, voltou para Portugal e hoje é cobiçado pelos grandes do país.
O próprio Clayton Silva falou recentemente sobre o interesse de Benfica, Porto e Sporting, os três principais times da Liga Portuguesa. O atacante disputou a última temporada com o Rio Ave, de Vila do Conde.
"O fato do Sporting, Benfica e Porto, os três clubes maiores do campeonato onde estou, terem interesse em mim me deixa feliz. Trabalhamos para ter oportunidades melhores e contratos melhores, mas sou muito grato pelo que tenho hoje no Rio Ave. É natural que os clubes maiores nos cobicem", disse o jogador ainda no final de maio para o Canal 11, de Portugal.
Clayton Silva estreou pelo Vasco em março, fez seu único jogo completo em junho e no mês seguinte já tinha passagem comprada para voltar para Portugal. Em agosto, estreou com gol pelo Rio Ave contra o Sporting.
O atacante marcou contra os três grandes portugueses, o que explica, em parte, o interesse. Aos 26 anos, o atacante terminou em terceiro na artilharia do Campeonato Português, com 14 gols, atrás do artilheiro isolado, Viktor Gyokeres, hoje no Arsenal, com 39 gols, e de Samu (Porto) e Pavlidis (Benfica), com 19.
Em janeiro, foi eleito o atacante do mês no campeonato e já começava a despontar como boa opção para os grandes da liga. O atacante brasileiro já havia feito boa temporada no Casa Pia, e tinha participado diretamente de 41% dos gols da equipe quando foi contratado pelo Vasco. Mesmo deixando o campeonato no meio, foi o artilheiro do Casa Pia na temporada.
Atacante forte fisicamente, trabalha bem como pivô, tem boa distribuição no primeiro toque, e tem como grande força o jogo dentro da área, sendo um finalizador. Características valorizadas pelos grandes portugueses: quase todos tem atacantes fortes, com potência física e boa finalização, embora tecnicamente possam deixar a desejar em alguns momentos do jogo.
Além de cobiçado no mercado português, Clayton Silva ainda tem, segundo o Ge, o interesse do Zenit, da Rússia. O Rio Ave espera receber pelo menos 15 milhões de euros pelo atacante, que na pré-temporada já marcou três gols em quatro jogos. No último jogo, Clayton Silva passou em branco contra o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo.