CBF divulga áudio da análise do VAR no gol de Hulk anulado no empate entre Atlético e Juventude | OneFootball

CBF divulga áudio da análise do VAR no gol de Hulk anulado no empate entre Atlético e Juventude | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·17 Juli 2024

CBF divulga áudio da análise do VAR no gol de Hulk anulado no empate entre Atlético e Juventude

Gambar artikel:CBF divulga áudio da análise do VAR no gol de Hulk anulado no empate entre Atlético e Juventude

Por Hugo Fralodeo 17 jul 2024 – 11:37

Na manhã desta quarta-feira (17), a Comissão de Arbitragem da CBF divulgou o áudio da análise da cabine do VAR no lance do gol de Hulk anulado no empate por 1 a 1 entre Atlético e Juventude no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 17ª rodada do Brasileirão.


Video OneFootball


No tento marcado pelo artilheiro, que recolocaria o Galo em vantagem na partida, é observado se houve falta de Alan Franco em um defensor do Juventude, antes do goleiro rebater a bola para fora da área.

No campo, o árbitro Alex Gomes Stefano avisa à cabine que considerou o lance legal: “Campo dá o gol, tá? Viu contato normal de jogo”.

Na checagem, Caio Max Augusto Vieira, árbitro de vídeo, e seus assistentes, primeiramente verificam que não há impedimento do meio-campista e que a bola não pega na mão do camisa 7. Após a observação por outros ângulos, a cabine interpreta que Franco avança com as duas mãos nas costas do zagueiro:

VAR: “Tem um ‘tranco’ nas costas. (…) O atacante vai de encontro ao defensor e impacta na ação de disputar a bola. (…) Alex, sugiro revisão (de) possível falta no APP (fase de ataque)”.

Então, Alex Gomes vai ao monitor, rapidamente analisa o lance por três ângulos diferentes e revê a decisão, anulando o gol:

”Caio (VAR), concordo plenamente com você, tá? No momento do lançamento, ele desloca o jogador pela costas e ganha vantagem na jogada. Vou voltar com tiro livre direto a favor da defesa”.

O que diz a regra?

Regra 12

Os tiros livres diretos e indiretos e os tiros penais podem ser concedidos somente para as infrações cometidas quando a bola está em jogo.

Um tiro livre direto será concedido se, segundo o julgamento do árbitro, um jogador cometer uma das seguintes infrações contra um adversário de maneira imprudente, temerária ou com o uso de força excessiva:

1. Tiro livre direto

realizar uma carga; saltar sobre o adversário; chutar ou tentar chutar; empurrar; golpear ou tentar golpear (incluindo com uma cabeçada); dar uma entrada ou disputar a bola; fazer tropeçar ou tentar fazer tropeçar.

Uma infração que envolver contato físico será punida com um tiro livre direto.

“Imprudente” é toda ação em que um jogador demonstra falta de atenção ou consideração, ou age sem precaução ao disputar a bola com um adversário. Não será necessária uma sanção disciplinar;

“Temerária” é a ação em que um jogador atua desconsiderando o perigo ou as consequências para um adversário, razão pela qual deve ser advertido com CA;

O “uso de força excessiva” ocorre quando um jogador se excede na força utilizada e põe em risco a integridade física de um adversário, razão pela qual deverá ser expulso.

Siga o Fala Galo:

Lihat jejak penerbit