oGol.com.br
·1 Mei 2025
Casemiro abre o caminho, Bruno Fernandes comanda e United coloca um pé na final da Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·1 Mei 2025
Do inferno aos céus, o Manchester United saiu de uma quase eliminação em Old Trafford para uma classificação encaminhada para a decisão da Liga Europa. Pela partida de ida das semifinais, os Red Devils suportaram a pressão do Athletic Bilbao e aproveitaram uma expulsão para vencer por 3 a 0, na Espanha.
A larga vantagem colocou o United com um pé na final da Europa League. Na próxima quinta-feira, o time de Ruben Amorim pode perder por até dois gols de diferença em Manchester.
Depois da classificação histórica diante do Lyon, o Manchester United enfrentou novamente um adversário disposto a atacar as fragilidades dos Red Devils. Com uma postura agressiva na marcação e na definição de jogadas, o Athletic comandou o começo da partida e pressionou em busca da vantagem logo cedo.
Na melhor oportunidade, Lindelof salvou os ingleses duas vezes debaixo das traves, impedindo um passe para Iñaki Williams e bloqueando a finalização de Álex Berenguer. O United se defendeu como conseguiu e suportou a pressão inicial.
Apesar da dificuldade para desafogar com saídas rápidas, o time inglês apresentou eficiência ofensiva e surpreendeu os bascos. Aos 31, Harry Maguire apareceu como ponta direita, levou na linha de fundo e cruzou na medida. Ugarte apareceu livre e escorou para Casemiro completar nas redes: 1 a 0.
O balde de água fria na pressão do Athletic desestabilizou o time e convidou o United para assumir as rédeas da partida. O time inglês aproveitou a oportunidade e devolveu a blitz no campo ofensivo, contando com a eficiência ao seu lado.
Três minutos mais tarde, em mais uma jogada pela direita, Dani Vivian segurou Hojlund dentro da pequena área e impediu o centroavante de marcar o segundo. Com auxílio do VAR, o árbitro apontou o pênalti e expulsou o defensor. Bruno Fernandes, que não tinha nada a ver com isso, bateu a penalidade com categoria e ampliou para os Red Devils.
O Athletic ficou ainda mais atordoado com os golpes em sequência, tentou mudar o time com substituições antes do intervalo, mas viu o prejuízo ficar pior. Aos 45, Ugarte trabalhou outra vez como garçom e serviu para Bruno Fernandes, na cara do goleiro, marcar mais.
O time inglês poderia ter ido para ao intervalo com uma goleada, se não fosse a bola na trave de Noussair Mazraoui. No entanto, Ruben Amorim não teve o que reclamar da reta final do primeiro tempo e voltou do intervalo com mais 45 minutos para mandar na partida.
Sem a mesma pressa, o United tirou a velocidade da partida, controlou o Bilbao e definiu com paciência as suas construções. O time inglês diminuiu o interesse nos gols e valorizou a vantagem construída.
Em jogada aérea, Casemiro quase assinalou mais um e parou no poste em cabeçada perigosa. Garnacho e Bruno Fernandes também arriscaram da entrada da área, mas não conseguiram ampliar.
Rendido, o Athletic Bilbao se resumiu a impedir uma goleada ainda pior em La Catedral. O United, por outro lado, voltou para a Inglaterra com um resultado melhor do que o esperado e ficou a um passo da decisão.