Esporte News Mundo
·11 Agustus 2025
CAS exclui Crystal Palace da Liga Europa e Forest fica com a vaga

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·11 Agustus 2025
— Continua depois da publicidade —
O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) manteve a decisão que rebaixou o Crystal Palace da Liga Europa da temporada 2025/26. Com isso, o Nottingham Forest herdou a vaga dos Eagles na competição.
O CAS explicou que sua decisão se baseou na classificação do Lyon para a mesma competição. Os dois clubes tinham a participação de John Textor, que também comanda a SAF do Botafogo, e por isso não poderão disputar os mesmos torneios.
– Após analisar as provas, o Painel concluiu que John Textor, fundador da Eagle Football Holdings, tinha ações no CPFC e no OL e era membro do Conselho com influência decisiva sobre ambos os clubes na data da avaliação da UEFA. O Painel também rejeitou o argumento do CPFC de que recebeu tratamento injusto em comparação com o Nottingham Forest e o OL. O Painel considerou que os Regulamentos da UEFA são claros e não oferecem flexibilidade aos clubes que não estejam em conformidade na data da avaliação, como alegou o CPFC – publicou o tribunal.
O Palace havia conquistado a vaga para a Liga Europa após ter conquistado a Copa da Inglaterra 2024/25, ao superar o Manchester City, na decisão. Após isso, Textor afirmou que não tinha influência na administração do clube.
Com isso, a decisão acontece um dia depois de a equipe londrina ter conquistado a Supercopa da Inglaterra ao vencer o Liverpool nos pênaltis por 3 a 2, depois de ter empatado por 2 a 2, no tempo normal.
Torcedores do Crystal Palace protestando contra o rebaixamento da equipe (Foto: Clive Mason/Getty Images)
A Eagle, empresa do americano, é dona de 77% das ações do Lyon. Além disso, Textor vendeu em junho cerca de 43% da propriedade do Crystal Palace para Woody Johnson, dono do New York Jets. No entanto, o regulamento da Uefa estabeleceu um prazo para a comprovação de estrutura multiclubes até o dia 1º de março.
O Crystal Palace queria ser readmitido na Liga Europa e não queria que o Nottingham Forest herdasse a vaga, que substituiu levando em conta a classificação da última Premier League. Além disso, os Eagles queriam disputar a competição na vaga do Lyon, que se classificou por ter acabado em sexto no último Campeonato Francês.