Cadê a base? Teixeira pede cautela e crê que Santos deve subir meninos com “responsabilidade” | OneFootball

Cadê a base? Teixeira pede cautela e crê que Santos deve subir meninos com “responsabilidade” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·22 Juni 2024

Cadê a base? Teixeira pede cautela e crê que Santos deve subir meninos com “responsabilidade”

Gambar artikel:Cadê a base? Teixeira pede cautela e crê que Santos deve subir meninos com “responsabilidade”

Um dos pontos mais criticados pela torcida do Santos em relação ao trabalho de Fábio Carille é a pouca utilização de jogadores da base. Os torcedores acreditam que o clube deve lançar mais promessas, fazendo jus à sua essência, mas Marcelo Teixeira trata o assunto com cautela.

O presidente, que concedeu entrevista coletiva na última sexta-feira, no CT Rei Pelé, acredita que o clube não oferece uma estrutura tão qualificada aos seus Meninos da Vila, assim como nos últimos anos.


Video OneFootball


Marcelo Teixeira acredita que o clube “parou no tempo” e viu a infraestrutura para a base ficar defasada. Ele revelou, inclusive, uma conversa com o meia Bernardo, uma das joias do Santos. O presidente diz que os jovens não possuem o preparo físico necessário e, quando acionados no profissional, não suportam.

“Conversei ali um dos atletas da nossa base, o Bernardo. Ele foi chamado pelo Carille para completar os trabalhos visando a Série B do Brasileiro. Ele mesmo me disse que não estava conseguindo abraçar as chances que estava tendo. Os atletas que vêm da base hoje não têm a mesma estrutura que tinham no início do milênio. O Santos parou no tempo. Quando o menino começa a ter a exigência do futebol profissional, ele se machuca. Essa é a dura realidade que o Santos também enfrenta hoje. Estamos mudando essa filosofia para que até mesmo jogadores de 16 ou 17 anos sejam aproveitados, como já fizemos no passado, com Rodrygo, Neymar e Robinho”, disse o dirigente.

“Temos que admitir que precisamos aperfeiçoar a nossa estrutura de base para que esses jogadores tenham melhores condições e sejam utilizados. O Carille não aproveita o Souza, o Jair, o Bernardo, mas não é porque ele não quer. O Santos quer que ele aproveite. Mas ele tem que aproveitar como for possível, sem pular etapas e queimar estes jogadores”, acrescentou.

Gambar artikel:Cadê a base? Teixeira pede cautela e crê que Santos deve subir meninos com “responsabilidade”

Presidente do Santos, Marcelo Teixeira concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, no CT Rei Pelé (Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)

Segundo dito pelo presidente, os torcedores do Santos terão que ter paciência para ver os meninos no time principal. O dirigente tem receio que as promessas do clube sejam “queimadas”, como aconteceu em gestões anteriores, e quer que o Peixe suba os garotos com “responsabilidade”.

“Para alguns que acham que o Santos tem uma equipe velha, eu não acho. Acho que o Santos tem uma equipe com faixa etária adequada para as competições desse ano. As reposições são feitas de que maneira? Olhando para a base. Sempre vamos priorizar a base, queremos trazer esses meninos para o profissional, sem exposição, de uma forma profissional e com responsabilidade. Não vamos trazer como foi feito recentemente, que os meninos não vingaram”, afirmou.

Um dos exemplos citados por Marcelo Teixeira e também por Fábio Carille em entrevistas recentes é o do lateral JP Chermont. Um dos destaques do Santos na Copinha, o jovem mostrou maturidade para integrar o elenco principal e, atualmente, é titular absoluto da posição.

Neste momento, Carille ainda conta com outros Meninos da Vila no time profissional, como o zagueiro Alex, o meio-campista Sandry e o atacante Weslley Patati. Outras joias da base que despertam expectativas na torcida, como Jair, Souza, Enzo Monteiro, Miguelito, Hyan e o próprio Bernardo, têm ganhado minutos na equipe sub-20 antes de irem, de forma efetiva, ao grupo profissional.

Lihat jejak penerbit