CBF
·17 Agustus 2025
Brasileirão Feminino A3 chega ao fim com festa em Teresina, no Piauí

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·17 Agustus 2025
O Brasileirão Feminino A3 2025 chegou ao fim na noite deste sábado (16) com o título do Atlético Piauiense sobre o Vila Nova, no Albertão, em Teresina (PI). O Tricolor derrotou o Tigrão por 4 a 0 e garantiu a conquista com o placar agregado de 5 a 2. Na partida de ida, o Vila Nova venceu o Atlético Piauiense por 2 a 1, no Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO).
A premiação da final contou com a presença do Diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, Julio Avellar, que destacou os investimentos feitos pela CBF no futebol feminino.
"Primeiramente, parabenizar os quatro clubes que conseguiram o acesso. Foi um ano diferente para o Brasileirão Feminino A3, porque tivemos uma mudança de formato garantindo o mínimo de três partidas para cada equipe. O presidente Samir Xaud vem fazendo uma reformulação não só no calendário do futebol masculino e profissional, mas também na base e no feminino", disse.
“Nós sairemos de 78 jogos desse ano para 126 no ano que vem. Já é uma mudança importante e a CBF vai continuar fazendo os investimentos necessários tendo em vista a Copa do Mundo Feminina”, completou.
Gustavo Feijó e Julio Avellar durante pódio do Brasileirão Feminino A3Créditos: Samuel Pereira/ Staff Images / CBF
Coincidentemente, a partida foi disputada no dia do aniversário de 173 anos de Teresina, capital do Piauí. O título é de extrema importância para o estado, pois é a primeira conquista nacional do futebol piauiense. O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Robert Brown Carcará, celebrou o feito.
“Feliz demais. Hoje, no aniversário de Teresina, nossa capital, o Atlético Piauiense conquistou o primeiro título nacional do estado do Piauí. Para nós é motivo de muita felicidade. Só tenho que agradecer ao presidente da CBF por essa festa bonita e agora vamos comemorar", afirmou.
Quem também marcou presença na premiação foi o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que reforçou a importância desse momento para todo o povo do estado.
“Um dia histórico para o povo do Piauí, para o futebol piauiense e para as mulheres do Piauí. Primeiro título nacional numa competição oficial da CBF, que um time do estado consegue vencer. Parabéns a esse time, que está fazendo uma gestão cada vez mais profissional, assim como outros clubes do Piauí. É por isso que o Governo do estado tem apoiado tanto essa competição, porque cada vez mais os clubes têm feito a sua parte", disse.
Governador do Piauí, Rafael Fonteles; presidente da FFP, Robert Brown; e presidente da FGF, Ronei de Freitas, durante pódioCréditos: Samuel Pereira/ Staff Images / CBF
O presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, também prestigiou a final do Brasileirão Feminino A3. Apesar do vice-campeonato do Vila Nova, o clube retorna à Série A2 da competição nacional, reforçando o investimento do time e da federação no futebol feminino de Goiás.
"Ficamos felizes ao ver o crescimento do futebol feminino. Sabemos que ainda tem muito a se fazer, mas ficamos alegres com uma festa como essa. Parabéns à equipe campeã, à federação do Piauí e também parabéns à CBF por essa competição", falou.
"Precisamos ter cada vez mais a valorização do futebol feminino porque temos uma Copa do Mundo batendo na porta", finalizou.
Langsung
Langsung