Bap expõe bastidores e diz que CBF ignorou Flamengo em decisão de calendário | OneFootball

Bap expõe bastidores e diz que CBF ignorou Flamengo em decisão de calendário | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·26 Agustus 2025

Bap expõe bastidores e diz que CBF ignorou Flamengo em decisão de calendário

Gambar artikel:Bap expõe bastidores e diz que CBF ignorou Flamengo em decisão de calendário

A mudança de datas no calendário do futebol brasileiro, implementada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última semana, incomodou o Flamengo. E o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ressaltou que o clube foi consultado, deu sua posição e acabou ignorado pela entidade.

A irritação do Flamengo se dá pela modificação de datas da Copa do Brasil, que foram para dezembro. Além disso, o final do Brasileirão foi antecipado para o dia 7 de dezembro, como forma de evitar conflito com a Copa Intercontinental. No entanto, isso prejudicou diretamente o Flamengo.


Video OneFootball


O clube traçou, desde o início da temporada, Brasileirão e Libertadores como prioridades. Assim, chegou a usar time misto na Copa do Brasil e acabou caindo no torneio. A eliminação tem dois lados: apesar da perda de uma competição, o time ganha datas de descanso para aproveitar em outras.

Com as mudanças feitas pela CBF, porém, o Flamengo deve perder pelo menos quatro datas livres, o que interfere diretamente no planejamento. É como se não tivesse valido nada ser eliminado da Copa do Brasil, pois o descanso que o time teria direito foi retirado.

E Bap foi claro sobre o tema: o Flamengo se posicionou contra e foi ignorado pela CBF, o que levanta questões sobre a isonomia do campeonato. Segundo o presidente rubro-negro, a entidade nunca retornou para dar uma argumentação a mais junto ao clube.

"Dissemos claramente que nossas prioridades eram o Brasileirão e a Libertadores. Claramente. Ficaram de avaliar e jamais retornaram. Decidiram e pronto", disse Bap ao jornalista Rodrigo Mattos.

Flamengo avisou à CBF que prioridades eram Brasileirão e Libertadores

De acordo com o jornalista, a CBF consultou Flamengo e Palmeiras sobre as mudanças, devido ao fato de que os dois serão os mais afetados. O time paulista, que demonstra alinhamento com a entidade, concordou. O Flamengo, nem tanto.

Gerente de relações institucionais do Flamengo, Dekko Roisman avisou que o clube era contra, já que a eliminação na Copa do Brasil não geraria nenhum benefício. A ideia foi formalizada por escrito, e o Rubro-Negro foi questionado se usaria o time B em caso de choque entre Brasileirão e Intercontinental.

Na resposta, o Flamengo criticou a mudança e disse que apenas o vencedor da Libertadores seria beneficiado. Na visão do clube, as alterações feitas pela CBF interferem diretamente na isonomia do Brasileirão. Mais uma vez, o clube confirmou que as prioridades seriam os torneios nacional e continental.

Na última segunda-feira (25), logo após a goleada de 8 a 0 sobre o Vitória, o Flamengo soltou uma nota oficial criticando as mudanças. Em longo texto, o clube explicou que foi consultado e posicionou-se contra. Mesmo sem unanimidade, a proposta foi à frente.

Lihat jejak penerbit