ecbahia.com
·19 Juli 2025
Bahia sai atrás, mas busca empate e fica no 1 a 1 com o Fortaleza

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·19 Juli 2025
O Bahia empatou em 1 a 1 com o Fortaleza, jogando fora de casa, em partida válida pela abertura da 15ª rodada do Brasileirão.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço abre a rodada ainda em quarto lugar, com 25 pontos, mas precisará aguardar o restante da rodada para saber se continuará no G-4. Palmeiras e Botafogo podem ultrapassar o Tricolor caso vençam seus jogos.
Agora o foco do Bahia se volta para a disputa da Sul-americana, com o confronto de volta diante do América de Cali marcado para terça-feira (22), na Colômbia.
A etapa inicial foi marcada por amplo domínio do Bahia em termos de posse de bola (61%). Mas não foi o suficiente para ter o controle do jogo. Ofensivamente, o Fortaleza foi mais perigoso, finalizou mais vezes e levou a vantagem para o intervalo.
Desde os minutos iniciais, o time cearense demonstrava uma postura mais agressiva do que em jogos anteriores, buscando pressionar especialmente em jogadas de velocidade pelas pontas – Marinho era o mais acionado, do lado direito.
Pelo lado do Bahia, a troca de passes na região central do campo pouco surtia efeito sob o ponto de vista de construção de jogadas. Eram também pelas pontas que os lances ofensivos aconteciam.
Mas a melhor chance do Esquadrão aconteceu após um recuo errado da zaga; Pulga ganhou na velocidade e finalizou com a ponta da chuteira, mas Magrão defendeu. No rebote, Lucho Rodríguez, sem marcação, de frente para o gol, tentou acertar o ângulo, mas errou e desperdiçou a melhor chance do Bahia, aos 24 minutos.
Pouco tempo depois, aos 29, após cruzamento de escanteio e saída de soco do goleiro Marcos Felipe, a bola sobrou na meia-lua e Marinho, sem a deixar cair, acertou um belo chute para abrir o placar.
Antes do intervalo, o Fortaleza ainda acertou a trave em uma finalização do atacante Breno Lopes. Pelo lado do Bahia, Lucho perdeu mais uma oportunidade após passe de Ademir.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Na volta para o segundo tempo, o Bahia era quem buscava ter uma atuação mais agressiva sob o ponto de vista ofensivo, com os meio-campistas pisando na área adversária. Cauly, no lugar de Lucho Rodríguez, foi uma tentativa de ter mais controle da bola no campo ofensivo.
Aos cinco minutos, Ademir até balançou as redes, mas estava impedido. Já aos oito minutos, Juba invadiu a área e saiu na cara do gol, mas perdeu uma chance clara de empate.
Everton Ribeiro também um forte chute que balançou o travessão do goleiro Magrão em mais uma chegada de grande perigo do Bahia.
O VAR continuou trabalhando nos minutos seguintes ao anular mais dois gols. Um deles foi do Fortaleza e outro do Bahia, com Everton Ribeiro. Nesse caso, a arbitragem anulou por falta na origem do lance.
Com mais volume do que na primeira etapa, o Esquadrão chegou perto do gol em lances de Cauly e Ademir, aos 25 e 26 minutos.
Mas o gol do Bahia ainda aconteceria e também com longa análise do VAR, dessa vez favorável ao Tricolor baiano. Aos 34 minutos, Rodrigo Nestor cobrou falta na barreira e chutou no rebote. A bola desviou na zaga adversária (e não em David Duarte, que estava impedido) e parou no fundo das redes. Empate!
Na reta final, a partida ganhou em intensidade ofensiva com os dois lados tentando o gol que daria o triunfo. Em um dos lances, o Fortaleza balançou novamente as redes, mas com toque de mão; gol anulado através do VAR. O Bahia, por sua vez, reclamou um possível pênalti em Cauly, que foi analisado pela arbitragem de vídeo, que nada recomendou.
O resultado final foi de empate em 1 a 1.