AVB Abre Portas a Conceição e Garante: “Nunca Quis Magoar Pinto da Costa” | OneFootball

AVB Abre Portas a Conceição e Garante: “Nunca Quis Magoar Pinto da Costa” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DomíniodeBola

DomíniodeBola

·26 Maret 2025

AVB Abre Portas a Conceição e Garante: “Nunca Quis Magoar Pinto da Costa”

Gambar artikel:AVB Abre Portas a Conceição e Garante: “Nunca Quis Magoar Pinto da Costa”

André Villas-Boas concedeu uma extensa entrevista ao jornal O Jogo, publicada esta quarta-feira, na qual abordou temas sensíveis, incluindo a saída de Sérgio Conceição do comando técnico do FC Porto e a sua relação com Jorge Nuno Pinto da Costa. O atual presidente dos dragões garantiu que nunca teve intenção de desrespeitar o histórico líder portista e lamentou não ter estado presente no seu funeral.

“Foi difícil não ter marcado presença no funeral do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, após um ato eleitoral forte em trocas de piropos e de mimos”, afirmou Villas-Boas. O líder azul e branco explicou que tentou convencer a família para que a cerimónia fúnebre se realizasse no Estádio do Dragão, mas tal acabou por não acontecer da forma desejada.

“Compreendo o seu posicionamento. Escreveu em livro e sempre tive intenções de o respeitar. Custou-me muito ter sido difícil convencer a família para que o presidente passasse os últimos momentos no Estádio do Dragão, porque a verdade é que a cerimónia poderia ter sido ainda mais digna e elevada”, sublinhou.

“Nunca Tive o Intuito de Magoar ou Desprestigiar”

O presidente portista abordou ainda a auditoria forense realizada à gestão anterior, garantindo que nunca teve como objetivo afetar a imagem de Pinto da Costa.


Video OneFootball


“Compreendo também a frustração do presidente. A auditoria forense era algo que eu tinha programado, planeado e anunciado em campanha eleitoral. O relatório final demorou a ser concluído, acabámos por anunciá-lo já em janeiro. Nunca tive o intuito de magoar ou de desprestigiar tudo o que foi atingido pelo presidente. Nem penso que isto, de certa forma, toque a magnitude do que ele atingiu no FC Porto, que é muito superior a tudo o que é resultado da auditoria forense”, esclareceu.

Saída de Sérgio Conceição e a Possibilidade de Regresso

Sobre Sérgio Conceição, Villas-Boas deixou claro que a continuidade do técnico era “totalmente impossível”, devido à ligação que mantinha com Pinto da Costa.

“Também porque havia uma relação umbilical direta do Sérgio ao anterior presidente. Entendo que não quisesse continuar, mas a realidade é que nunca esteve em cima da mesa”, referiu.

O dirigente revelou ainda detalhes sobre a última conversa com o treinador:

“Discutimos, não amplamente, mas diria que o suficiente sobre o facto. Deixámos essa conversa para o final e, depois da Taça, fiz questão de o receber em minha casa. Discutimos vários temas, desde logo a sua sucessão, o que naturalmente levou a uma profunda desilusão face à possibilidade de Vítor Bruno o suceder.”

Apesar da saída conturbada, Villas-Boas fez questão de enaltecer o legado de Conceição no FC Porto:

“O Sérgio é um treinador de referência do FC Porto, deixou muitas saudades aos associados pelo seu carisma, pela sua intransigência na defesa dos interesses do FC Porto. Resta-nos honrá-lo.”

O presidente dos dragões também abordou a possibilidade de um reencontro entre o técnico e os adeptos:

“Gostava muito de o ter aqui e que se despedisse dos sócios do FC Porto de outra forma. Mas compreendo que a rutura e a ferida seja profunda e que isso seja impossível.”

Por fim, Villas-Boas mencionou Pepe, referindo que ainda poderá haver um momento de homenagem ao capitão:

“Quanto ao Pepe, acho possível haver uma despedida condigna num breve espaço de tempo.”

Lihat jejak penerbit