Fala Galo
·27 Agustus 2025
Atlético x Cruzeiro: destaques, arbitragem e estatísticas do confronto pela Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·27 Agustus 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Nesta quarta-feira (27), o Atlético entra em campo contra o maior rival, o Cruzeiro, às 19h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O detalhes, possíveis escalações, desfalques e arbitragem, você confere agora!
O Atlético chega para este clássico precisando se recuperar na temporada, já que no Campeonato Brasileiro, perdeu para o São Paulo, no último domingo, por 2 a 0, fora de casa, e é o clube com a pior campanha pós parada para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Entretanto, nas copas, o clube mineiro está com a moral elevada. Nas oitavas de final, eliminou um dos favoritos da competição, o Flamengo.
Venceu o confronto de ida, no Maracanã, por 1 a 0, e perdeu pelo mesmo placar, na Arena MRV, levando a melhor na disputa de pênaltis, graças a uma noite mágica do goleiro Everson, que defendeu uma cobrança e converteu a última que carimbou a vaga do Galo.
Para o confronto, o técnico Cuca terá de lidar com vários desfalques. O zagueiro Ruan Tressoldi está fora porque não pode atuar na Copa do Brasil e ainda realiza trabalhos de condicionamento físico. O lateral-direito Saravia trata um trauma na perna direita. O volante Patrick Silva sofreu fratura por estresse na região lombar. No ataque, Cadu e Caio Maia se recuperam de cirurgias no joelho direito.
Já o zagueiro Lyanco, treinou com o grupo nesta terça-feira (26), mas ainda é dúvida. Vale lembrar que a última vez que esteve em campo com a camisa alvinegra foi na partida contra o Godoy Cruz, no dia 13/8, onde lesionou a coxa esquerda. Caso não tenha condições de jogo, Vitor Hugo e Iván Román são as opções disponíveis.
O treinador alvinegro ainda estuda alternativas. Gabriel Menino pode ser o escolhido na lateral-direita, ocupando a vaga de Natanael. Há também a chance de o treinador reforçar o meio-campo, com a saída de Rony para a entrada de Reinier.
Portanto, a provável escalação do Atlético tem: Everson; Natanael (Gabriel Menino), Lyanco (Vitor Hugo ou Iván Román), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Rony (Reinier), Cuello e Hulk. Técnico: Cuca.
O Cruzeiro chega motivado pela boa campanha no Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa a terceira colocação, com 41 pontos, e vem de vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em casa. Na Copa do Brasil, entrou direto na terceira fase por conta da posição alcançada no último Brasileirão. Desde então, passou por Vila Nova, com triunfos por 2 a 0 e 3 a 0, e pelo CRB, após empate sem gols e vitória por 2 a 0.
Para o clássico, o técnico Leonardo Jardim conta com todos os seus jogadores considerados titulares, e portanto, não deve fazer alterações pontuais na sua equipe.
A expectativa fica por conta de uma possível estreia do ponta-esquerda, Luís Sinisterra. O colombiano já está regularizado e inscrito no BID (Boletim Informativo Diário da CBF), e já pode atuar com a camisa do rival. Entretanto, o jogador participou das atividades somente nesta terça-feira. Sobre desfalques, os zagueiros João Marcelo e Janderson, além do lateral-direito, Fagner, seguem de fora devido a graves lesões.
Sendo assim, a provável escalação do Cruzeiro tem: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Vanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
O clássico terá arbitragem de Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina. Os auxiliares serão Danilo Ricardo Simon Manis, de São Paulo, e Bruno Boschilia, do Paraná. No VAR, estará Rafael Traci, também catarinense. A partida terá transmissão exclusiva pelo streaming Amazon Prime Video.
Ao longo da história dos clássicos, foram disputados 528 jogos, com 213 vitórias do Galo, 142 empates e 173 vitórias do Cruzeiro. Sendo que o Galo marcou 744 vezes, sofreu outros 657. Portanto, tem um saldo positivo de 87 gols.
Pela Copa do Brasil, foram 4 jogos, com três triunfos alvinegros e uma vitória do rival. Destas três vitórias do Galo, as duas mais importantes da história do clássico mineiro. Em 2014, o Glorioso conquistou a Copa do Brasil, vencendo o Cruzeiro por 2 a 0 na ida, no Estádio Independência, com gols de Luan e Dátolo, e 1 a 0, na volta, no Mineirão, com gol do artilheiro Diego Tardelli.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok