Trétis
·10 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·10 Januari 2025
Athletico e Paraná se enfrentam na abertura do Campeonato Paranaense. A Federação Paranaense de Futebol divulgou a edição de 2025 como o “Paranaense dos Clássicos”. O jogo, inclusive, vale troféu. A ideia é de que seja uma “final” entre os campeões de cada divisão de 2024.
O Athletico não joga há pouco mais de um mês, quando foi rebaixado na última rodada do Brasileirão 2024. Em meio às demissões, contratações e polêmicas, o torcedor conhecerá o novo Athletico, com a cara de Maurício Barbieri. Com seis reforços já anunciados, o Athletico vem se preparando para sua primeira exibição em 2025 desde o dia 26 de dezembro do ano passado.
A expectativa é de um time com ideias de Barbieri implantadas. O time que venceu o jogo-treino contra o Andraus (6 a 0) pode ser considerado como base, e detalhes devem ser repetidos. Um exemplo é a titularidade do nove Matheus Babi, que marcou três vezes na ocasião. Além disso, o torcedor pode esperar a estreia de reforços como Léo, Palácios, Raul e Luiz Fernando já como titulares.
Como é uma janela de redução de custos e dispensas, o torcedor também vai notar a ausência dos seguintes jogadores que não fazem mais parte do plantel rubro-negro: Marcos Vitor, Kaique Rocha, Léo Godoy, Zé Vitor, Fernandinho, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes, Canobbio, Nikão e Di Yorio. Pablo e Thiago Heleno também, que seguem treinando separados.
Barbieri comanda o Athletico em treinamento antes do confronto com o Paraná. Foto: Athletico
Após conquistar acesso e título na segunda divisão do Paranaense 2024, o Paraná volta à competição. Atualmente sem divisão, já contratou mais de 20 nomes e deve chegar em 25 para 2025. Alguns são conhecidos, como o volante Júlio Rusch, o atacante Leandro Pereira e o meia Gustavo Xuxa. Do elenco do acesso, apenas Liliu permanece no time.
O clube também disputou um jogo-treino em preparação para o calendário de 2025, contra o Marcílio Dias, mas ficaram no 0x0. O desafio de Argel Fuchs no comando do Paraná é conquistar uma vaga na Série D de 2026. Para conquistá-la, precisa chegar às quartas do Paranaense. Sua torcida esgotou os 1600 ingressos disponibilizados para a partida nas primeiras horas de venda.
Athletico: Mycael; Palácios, Belezi, Léo e Fernando; Raul, Felipinho e Zapelli; Luiz Fernando, Cuello e Matheus Babi. Técnico: Maurício Barbieri.
Desfalques: Julimar (joelho), Mastriani (joelho), Esquivel (tornozelo), Pablo, Thiago Heleno, Kaíque Rocha e Di Yorio (afastados).
Paraná: Gasparotto; Lucas Mazetti, Diego Ivo, Yan Victor e João Lucas; Bruno Vinícius, Geilson e Julio Rusch; Diego Tavares, Gustavo Xuxa e Rikelmi. Técnico: Argel Fuchs.
Desfalques: Leandro Pereira (machucado), Liliu (machucado).
O jogo será transmitido pela RIC (TV Record) e pela TV Paraná Turismo na televisão. No Youtube, transmitido de duas maneiras: Gratuitamente no canal da NSports e pelo canal do Athletico, ao se tornar membro.
Por R$14,99/mês, o torcedor terá acesso aos jogos do Paranaense, dentro e fora de casa, com a transmissão da Rede Furacão.
A Trétis faz sua clássica live pós-jogo no Youtube, repercutindo tudo que acontecer na partida a partir de 20h.
Os ingressos estão à venda desde quarta-feira (8), no site oficial do clube. Em paralelo, o clube ainda vende os vouchers até às 16h do sábado. Pelo valor de R$30, poderão ser trocados por um ingresso para o primeiro jogo da temporada até às 16h30 de amanhã.
Confira os valores de ingressos:
Os ingressos só estarão disponíveis para serem gerados/impressos após o cadastro e aprovação da facial do portador. O reconhecimento facial é exigido na entrada ao estádio.
Sem se enfrentar desde 22 de janeiro de 2022, Athletico e Paraná se encontram após três anos. Na ocasião, o Furacão venceu o rival por 1×0, na Baixada, com gol de Rômulo.
No histórico do confronto no campeonato, são 37 jogos: 20 vitórias do Athletico, nove empates e oito vitórias do Paraná. Em um cenário geral, contabilizando o confronto em todos os torneios em que aconteceu, são 66 jogos: 31 vitórias do Athletico, 19 empates e 16 vitórias do Paraná.
O Paranaense está de volta e disponível na KTO para você fazer sua fezinha. Para essa primeira rodada, a vitória do Athletico está cotada em 1.50, o empate em 3.85 e o triunfo do Paraná por 5.30.