Atenção Lage! Benfica reencontra Mourinho e Rui Malheiro avisa: "Diversas artimanhas..." | OneFootball

Atenção Lage! Benfica reencontra Mourinho e Rui Malheiro avisa: "Diversas artimanhas..." | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·19 Agustus 2025

Atenção Lage! Benfica reencontra Mourinho e Rui Malheiro avisa: "Diversas artimanhas..."

Gambar artikel:Atenção Lage! Benfica reencontra Mourinho e Rui Malheiro avisa: "Diversas artimanhas..."

O Benfica vai viajar até à Turquia para defrontar o Fenerbahçe na próxima quarta-feira, dia 20 de agosto, numa partida a contar para a primeira mão do play-off de acesso à fase regular da Liga dos Campeões. O jogo vai ditar o reencontro em jogos oficiais de José Mourinho com os encarnados, equipa em que o técnico português começou a carreira de treinador principal. Rui Malheiro, olheiro do jornal Record, analisou o duelo e a disposição tática do emblema turco.

"José Mourinho tem duas estruturas bem buriladas. Ante o Benfica deverá apresentar-se no 3x4x1x2, que parte, em momento defensivo, do 5x3x2, com os alas a baixarem para o espaço dos laterais e o médio-ofensivo a juntar-se aos dois médios-centro com a pretensão de fechar o corredor central e obrigar o oponente a buscar o jogo exterior, bloqueado por ala, médio-interior e defesa-central", começou assim a sua análise.


Video OneFootball


Após descrever o esquema defensivo do Fenerbahçe, explicou como Mourinho alinha o ataque: "Em momento ofensivo, adota um 3x2x5, com os alas largos e profundos, o médio-ofensivo a atacar as entrelinhas e a procurar proporcionar apoios frontais e passes de rutura, e os dois avançados a procurarem fixar os defesas-centrais do antagonista para depois assaltarem o primeiro e o segundo poste. (Aposta em) cruzamentos e bolas paradas laterais, direcionados à dupla de avançados, mas com a preparação de uma segunda vaga pronta para atacar segundas bolas".

"A alternativa é o 4x2x3x1, que, em situações de busca pela vitória, pode metamorfosear-se em 4x4x2, com o abdicar de um médio por um avançado. Aliás, a flexibilidade estrutural sem perder os princípios de jogo, é um dos trunfos de José Mourinho, tremendamente sagaz na abordagem estratégica às partidas, a fazer ajustes consoante aquilo que é necessário no decurso das mesmas, e a recorrer a diversas artimanhas para desconcentrar e desligar o antagonista, ao mesmo tempo que sabe tirar partido do fator casa, aproveitando o ambiente vulcânico das bancadas para subir, em momentos deliberativos, a agressividade dos jogadores para promover, em espaços temporais curtos, vários assaltos ao último terço", sublinhou Rui Malheiro.

Para concluir, Rui Malheiro definiu as fraquezas da equipa turca e onde o Benfica pode ganhar vantagem: "Contudo, a defesa de bolas paradas laterais, com marcação mista, é uma debilidade da formação turca, sobretudo se o adversário for arguto a protagonizar bloqueios no espaço central, já que o Fenerbahçe denota debilidades nos duelos aéreos, principalmente na proteção do segundo poste ou face a ações de antecipação ao primeiro poste, e a contrariar segundas bolas".

Lihat jejak penerbit