MundoBola Flamengo
·10 Juli 2025
Antigo alvo do Flamengo, Wendel entra na lista de transferências do Zenit

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 Juli 2025
O nome de Wendel, volante que por diversas vezes esteve na mira do Flamengo, volta a agitar o mercado. O Zenit-RUS, colocou o jogador brasileiro à venda e busca uma negociação vantajosa, pouco tempo depois de tentar, sem sucesso, envolvê-lo na transação que levou Gerson do Rubro-Negro para São Petersburgo.
De acordo com o portal russo "Vedomosti", durante as negociações por Gerson, o Zenit propôs incluir Wendel no acordo para abater parte do valor de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) pagos pelo "Coringa". A diretoria do Flamengo, no entanto, rechaçou a possibilidade e exigiu o pagamento integral em dinheiro, concretizando a venda nos moldes desejados.
Agora, com Gerson já fechado com o clube russo, o Zenit definiu um novo valor para negociar Wendel: 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 194 milhões). A pedida é significativamente maior do que os 20 milhões de euros que haviam sido acordados com o Botafogo no início do ano. O negócio acabou cancelado pelo clube de General Severiano em maio, devido a complicações relacionadas às sanções impostas aos proprietários do clube russo.
O destino do jogador, no entanto, é incerto, com múltiplos interessados. O diretor-geral do Zenit, Alexander Medvedev, confirmou o interesse de quatro clubes no meio-campista. Clubes do Oriente Médio são apontados como fortes candidatos, com destaque para o Al-Sadd, do Catar, mesmo time que recentemente contratou Claudinho, que jogava no Zenit e também negociou com o Flamengo. Além disso, a mídia turca noticia um possível interesse do Fenerbahçe.
Apesar da novela sobre sua saída, o desempenho de Wendel em campo justifica o interesse. Na última temporada do Campeonato Russo, ele foi um dos principais assistentes da liga, com 10 assistências e um gol marcado em 22 jogos.
Atualmente, a situação do jogador de 27 anos é de indefinição. Ele se recupera de uma lesão sofrida no final da temporada e ainda não se reapresentou para a pré-temporada do Zenit, o que alimenta ainda mais as especulações sobre sua saída. Não é a primeira vez que o atleta atrasa seu retorno das férias no Brasil, e a busca por um novo clube é apontada como o principal motivo da demora desta vez.
Wendel e Claudinho protagonizaram duas novelas entre Zenit e Flamengo em temporadas passadas, com o Rubro-Negro se acertando com os atletas, mas o clube russo fez jogo duro para uma liberação.