Portal dos Dragões
·18 Agustus 2025
André Silva não fica no Leipzig e está de volta a Espanha

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·18 Agustus 2025
O Elche informou, através de um comunicado divulgado nas suas plataformas oficiais no início da tarde deste sábado, que chegou a acordo com o Leipzig para a transferência definitiva de André Silva.
Nem o clube espanhol nem a entidade alemã revelaram os valores envolvidos, mas a imprensa desportiva espanhola indica um montante próximo de um milhão de euros, com a possibilidade de subir 500 mil euros adicionais mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Um montante reduzido para um jogador que conta no seu currículo com 53 internacionalizações pela seleção principal de Portugal (nas quais apontou 19 golos), explicando-se em grande parte pelo facto de entrar no último ano do seu contrato.
O avançado, formado no FC Porto, volta assim a Espanha – país que conhece bem das passagens por Sevilha (em 2018/19, por empréstimo do AC Milan) e pela Real Sociedad (em 2023/24, igualmente por empréstimo) – para a sua terceira experiência no futebol espanhol.
“Estou preparado”
Nas primeiras declarações às plataformas oficiais do clube recém-promovido à principal divisão espanhola, o jogador de 29 anos exibiu ambição: “Existem avançados, e, depois, existo eu, um predador da área. Não marco apenas golos, vivo-os, sinto-os, festejo-os com alma”.
“Joguei nalguns dos melhores cenários da Europa, vesti a camisola de Portugal e sei o que significa ganhar o respeito dos defesas. Ganhar meio metro é demasiado. Sou um avançado de classe, de distinto, de fome. O meu nome ouviu-se no Porto, em Milão, em Sevilha e na Alemanha”, afirmou.
“E, hoje, ressoa no Martínez Valero. No meu olhar, há ambição, nas minhas botas, golos, e no meu historial, um novo capítulo vestido de verde e branco. Estou preparado. Estou aqui”, completou, no vídeo de apresentação aos sócios e adeptos.
Em Leipzig, despedida discreta
Contratado ao Eintracht Frankfurt no verão de 2021 por cerca de 23 milhões de euros, André Silva viveu uma passagem irregular pelo Leipzig. A primeira época foi positiva a nível individual – 17 golos e seis assistências em 51 jogos oficiais -, mas a continuidade não se traduziu em permanência no plano do clube.
Na temporada seguinte registou nove golos e o mesmo número de assistências em 44 encontros, acabando por ficar fora dos planos da estrutura pertencente ao universo Red Bull, o que levou a empréstimos sucessivos à Real Sociedad e ao Werder Bremen (que tentou a sua contratação definitiva sem sucesso).
No momento da saída, o diretor desportivo Marcel Schafer elogiou o profissionalismo do jogador: “O André comportou-se sempre de maneira profissional, e com a equipa em mente, no Leipzig. Mesmo durante um período desafiante, abraçou o papel com grande personalidade e demonstrou uma atitude exemplar. Agradecemos-lhe pelo compromisso e desejamos-lhe muito sucesso e tudo do melhor, com o Elche”.