
Gazeta Esportiva.com
·17 Februari 2025
Análise: São Paulo volta a apresentar problemas técnicos, mas segura Palmeiras fora de casa

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 Februari 2025
Por Rodrigo M. Keller
O São Paulo empatou sem gols com o Palmeiras neste domingo, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Luis Zubeldía voltou a apresentar problemas técnicos, dessa vez no âmbito ofensivo, mas conseguiu segurar o rival fora de casa.
É verdade que o jogo contou com pouquíssimas chances claras de gol para ambos os lados. O São Paulo, retraído durante parte do jogo, adotou uma boa postura defensiva e soube suportar os ataques palmeirenses. O bom jogo do sistema defensivo do Tricolor está atrelado ao esquema tático adotado pelo treinador argentino, que decidiu jogar com três zagueiros, dois alas pelos lados e povoar o meio de campo.
E quando a defesa não conseguiu segurar o ataque do Palmeiras, Rafael entrou em ação. O goleiro fez uma grande defesa no segundo tempo, em um cabeceio de Flaco López que foi a melhor chance do Verdão no clássico, e evitou o gol do rival. As jogadas pelo alto, inclusive, voltaram a ser problema para o São Paulo. Além do lance citado, a equipe também viu o próprio atacante argentino e o zagueiro Gustavo Gómez cabecearem bolas para fora. Por sorte, elas não entraram.
Contudo, é preciso mencionar também o jogo ruim do São Paulo com a bola. Apesar do bom comportamento tático, os jogadores não conseguiram realizar boas tramas ao longo da partida, errando passes bobos e devolvendo a posse para o Palmeiras em diversas ocasiões. A melhor chance da equipe passou mais pela habilidade individual de Lucas, que aproveitou vacilo de Mayke, invadiu a grande área e bateu para grande defesa de Weverton. O camisa sete, inclusive, iniciou o Choque-Rei no banco, assim como Oscar. A ausência dos jogadores, principais articuladores de jogadas da equipe, também influenciou na pouca criatividade do time para tirar o zero do placar.
Apesar disso, o time tem que comemorar o resultado, já que conquistou o primeiro objetivo na temporada. Com o empate, a equipe chegou a 16 pontos e se garantiu no mata-mata do Estadual. O Noroeste, terceiro colocado do Grupo C, possui nove pontos a menos e não pode alcançar o Tricolor na tabela.
Agora a equipe busca melhorar a classificação na tabela geral e assegurar a liderança de sua chave. Nesta quarta-feira, o Tricolor encara a Ponte Preta, no Morumbis, às 21h35 (de Brasília), pela 11ª rodada. No entanto, para conseguir o objetivo, o São Paulo, que não vence há quatro jogos, precisa jogar mais para dar uma resposta à sua torcida.