Nosso Palestra
·17 April 2025
Análise: Palmeiras indica caminho promissor ao manter esquema em vitória contra o Internacional

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·17 April 2025
Pela primeira vez na temporada, Abel Ferreira parece ter encontrado um time titular para o Palmeiras. O treinador levou a campo nesta quarta-feira (16) uma equipe semelhante a que havia vencido os o Corinthians e os últimos três jogos da equipe e que deve ser a “cara” de 2025 nos grandes duelos.
A resposta desta tentativa foi novamente positiva. O Verdão se mostrou muito mais ligado e entrosado em relação as atuações apática do Campeonato Paulista e venceu o Internacional por 1 a 0, sem grandes sustos e com uma das melhores atuações neste início de Brasileirão – e quiça do ano.
O Palmeiras novamente foi escalado com três zagueiros, mas, desta vez, Giay, lateral-direito de origem, substituiu Bruno Fuchs e foi escalado ao lado de Gustavo Gómez e Micael — o argentino fez o lado direito da defesa, mas em um tripé de três zagueiros e não como lateral. Felipe Anderson novamente fez a função de ala direita, deixando Estevão em liberdade para transitar entre o lado do campo e o meio.
Ao defender, Felipe Anderson baixava para fechar uma linha de cinco pelo lado direito, e no meio-campo a ordem de Abel Ferreira era clara: não dar espaço Alan Patrick e Bruno Henrique, mentes pensantes do Internacional.
Foi assim que o Verdão começou o jogo e não deixou espaços para o Internacional. Como consequência, o time palestrino encerrou o primeiro tempo com apenas uma finalização sofrida, síntese de uma equipe que está há três jogos sem sofrer gols, desde quando os três zagueiros foram colocados em prática.
As cinco vitórias em sequência, e os três duelos com esse esquema de três zagueiros resgatam totalmente a confiança da equipe. A autoestima da equipe de volta neste momento era algo necessário para um time que vinha de muitas críticas após o vice-campeonato Paulista em março.
As vaias no fim da estreia no Brasileirão contra o Botafogo, há 15 dias, começavam a incomodar, e a não manutenção deste cenário passa pela sequência positiva de três vitórias sólidas com três zagueiros – contra Cerro Porteño, Corinthians e Internacional.
Palmeiras comemora gol contra Internacional pelo Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
As melhores notícias desta quarta-feira talvez tenham sido o retorno do bom momento de Richard Ríos, que fez mais uma grande partida e foi preciso na parte defensiva. O camisa 8, que falhou na reta final do Paulistão e chegou virar opção no banco de reservas, deu assistência para o gol de Facundo Torres, que também elevou sua moral ao ser eleito o melhor em campo.
O gol é a síntese de uma boa defesa. Em contra-ataque, no momento de maior baixa da equipe, Gustavo Gómez lançou Richard Ríos na direita, o camisa 8 ganhou de Bernabei, e cruzou para o meio da área. Facundo Torres, livre, só escolheu o canto e empurrar para as redes. 1 a 0.
Com a vantagem, o Palmeiras buscou os contra-ataques e teve chances com Estêvão, aos 24, e Allan, aos 49, em gol anulado. Bem postado na defesa, o Verdão soube sofrer uma pequena pressão do adversário e suportou a pressão de jogar no Rio Grande do Sul.
Com a vitória, o Palmeiras chega a dez pontos conquistados e mantém a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, com três vitórias e um empate. A equipe volta a campo no próximo domingo (20) contra o Fortaleza, no Castelão, às 18h30 (de Brasília).
20/4 (domingo): Fortaleza x Palmeiras – 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
24/4 (quinta-feira): Bolívar x Palmeiras – 19h (de Brasília) – Libertadores
27/4 (domingo): Palmeiras x Bahia – 18h30 (de Brasília) – Brasileirão