Amanda Gutierres, a única jogadora do Brasileirão na briga pela Bola de Ouro | OneFootball

Amanda Gutierres, a única jogadora do Brasileirão na briga pela Bola de Ouro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·8 Agustus 2025

Amanda Gutierres, a única jogadora do Brasileirão na briga pela Bola de Ouro

Gambar artikel:Amanda Gutierres, a única jogadora do Brasileirão na briga pela Bola de Ouro

A revista France Football anunciou nesta quinta-feira, 7, a lista com 30 jogadoras na briga pelo Ballon D'or (Bola de Ouro) da temporada 2024/25. Amanda Gutierres, centroavante do Palmeiras e da seleção brasileira compõe a relação ao lado de Marta e se destaca como a única jogadora presente que atua no futebol brasileiro.

A indicação de Amanda Gutierres premia uma das centroavantes mais fatais do futebol mundial na atualidade. Aos 24 anos, a jogadora tem sido destaque constante no Palmeiras e brilha em seu início de caminhada com a camisa da seleção brasileira.


Video OneFootball


“Receber a notícia da indicação foi algo muito marcante, é o tipo de reconhecimento que sonhamos desde criança. Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira, e poder dividir isso com o Palmeiras, com a minha família e com todos que sempre acreditaram é gratificante demais”, declarou Gutierres.

Teve grande peso para a indicação de Amanda Gutierres sua recentes atuações na Copa América Feminina, conquistada pela seleção brasileira na última semana. A centroavante foi a artilheira da competição (ao lado da paraguaia Claudia Martinez), com 6 gols marcados em 5 jogos. Gutierres fez gol em todas as partidas, incluindo um golaço na insana final contra a Colômbia.

A Copa América foi, inclusive, a primeira competição de Amanda Gutierres pela seleção brasileira. Sua estreia aconteceu apenas em outubro do ano passado e até a competição continental eram três gols marcados em sete jogos amistosos.

Única indicada de um time sul-americano na disputa, Amanda Gutierres também brilha com a camisa do Palmeiras. Neste ano, ela tem 15 gols marcados em 15 jogos da fase de pontos corridos do Brasileirão e é a principal esperança do Verdão na briga pelo título. A centroavante já foi artilheira da competição nos últimos dois anos, anotando 13 gols em 2023 e 16 em 2024.

Mais do que o Brasileirão, os últimos anos de Amanda Gutierres são assustadores pelo Palmeiras, clube em que chegou em 2023 depois de passagem sem brilho no Bordeaux, da França. Em sua primeira temporada com a camisa alviverde, Amanda se tornou a maior goleadora do Palmeiras em uma única temporada, com 26 bolas na rede.

Pelas Palestrinas, são 65 gols e 5 assistências em 82 jogos. Ela já se tornou a maior artilheira da história do clube ao passar neste ano Bia Zaneratto, que marcou 55 vezes.

Goleadora precoce

Amanda Gutierres chegou ao Santos em 2018 para compor a equipe sub-17 depois de se destacar por clubes menores como Vila Guarani, União Suzano, Embu das Artes e Foz Cataratas. No ano seguinte, recebeu chances na equipe principal depois de brilho no sub-18 e marcou 4 gols em 16 jogos.

Entre 2020 e 2021, Amanda Gutierres fez 17 gols e deu 5 assistências em 49 jogos. Acabou vendida ainda com 20 anos. O período na França não foi bom para a brasileira, que fez apenas 3 jogos na temporada 2021/22. Foram mais 10 jogos e nenhum gol até antecipar sua saída e assinar com o Palmeiras.

As favoritas

Apesar do feito de ser a única jogadora atuando no Brasil - e em toda América do Sul - na lista das 30 melhores do mundo, Amanda Gutierres dificilmente estará nas primeiras posições da premiação oferecida pela France Football.

Em ano de Eurocopa Feminina, conquistada pela Inglaterra nos pênaltis em final contra a Espanha, o favoritismo fica com jogadoras do futebol europeu. A atacante Alessia Russo e a zagueira Leah Williamson, campeãs da Euro pela seleção inglesa e da Champions League pelo Arsenal, despontam entre as favoritas.

Outra jogadora do Arsenal entre as favoritas é a atacante espanhola Mariona Caldentey, grande destaque da equipe inglesa, mas que ficou com o vice da Eurocopa.

No favoritismo também é impossível retirar a meia Aitana Bonmati, que foi vice da Champions League com o Barcelona e da Eurocopa com a Espanha. A espanhola é vencedora nos últimos dois anos do Fifa The Best e da Bola de Ouro da France Football.

A lista conta com grandes jogadoras como: Chloe Kelly (Arsenal e Inglaterra), Lucy BronzeHannah Hampton (Chelsea e Inglaterra), Emily Fox (Arsenal e Seleção Feminina dos EUA), Patri Guijarro (Barcelona e Espanha). Esther Gonzalez (Gotham FC e Espanha) e Ewa Pajor (Barcelona e Polônia).

Lihat jejak penerbit