Deus me Dibre
·1 Februari 2024
Acumulando polêmicas, árbitro do clássico é definido: apita Paulo César Zanovelli

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·1 Februari 2024
O clássico entre Atlético e Cruzeiro que será disputado no próximo sábado (03), às 19h30, na Arena MRV, teve o árbitro definido na tarde desta quinta-feira (01) na sede de Federação Mineira de Futebol (FMF). O dono do apito será Paulo César Zanovelli.
Em live no perfil oficial da FMF no X (antigo Twitter), o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, Juliano Lopes Lobato, falou sobre a escolha:
Critério para a designação dos árbitros centrais foi definido pela Comissão Estadual de Arbitragem, levando em consideração a importância da competição, o grau de complexidade de cada partida, a qualificação, o condicionamento físico e o desempenho técnico dos árbitros.
Paulo César Zanovelli é considerado um dos melhores árbitros do estado atualmente pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Em 2023 ele foi o dono do apito dos clássicos entre Cruzeiro e Atlético (1×1), Cruzeiro x América (Semifinal: 0 x 2) e América x Atlético (Final: 2 x 3), todos pelo campeonato estadual.
Entretanto, o árbitro coleciona algumas polêmicas. Após a partida entre Cruzeiro e Atlético no Independência, por exemplo, os jogadores do Galo saíram na bronca com o juiz em lance que gerou o primeiro gol da partida, marcado pelo Cruzeiro, por ter duas bolas em campo. O jogo terminou 1 a 1.
Já no duelo entre Cruzeiro e América, pela semifinal, disputado na Arena do Jacaré, foi a vez dos cruzeirenses saírem esbravejando com a atuação de Zanovelli: um lance muito “curioso” chamou a atenção. Aos 27 minutos do segundo tempo, Paulo Cesar Zanovelli marcou uma falta para o Cruzeiro na entrada da área. Entretanto, após checagem do árbitro de vídeo (VAR), Marco Aurélio Augusto Fazekas, o juiz apontou o pênalti. Com muita reclamação das duas equipes, o centroavante Gilberto se preparava para a batida, quando Zanovelli, mais uma vez, cancelou a marcação e marcou impedimento na origem da jogada.
Nesta temporada o árbitro acabou ficando marcado por um lance na partida entre Itabirito e Villa Nova, na segunda rodada da fase classificatória. No final do primeiro tempo, um jogador do Itabirito que conduzia a bola acabou caindo no gramado (sem ser tocado), sentindo uma lesão muscular. Paulo Cesar Zanovelli acabou assinalando falta à favor do “Gato do Mato”, levando os atletas do “Leão do Bonfim” à loucura.