Zerozero
·30 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 November 2024
O último jogo deste sábado da Série B da Liga 3 colocou frente a frente Académica e Oliveira do Hospital, ambas pertencentes ao distrito de Coimbra. 2-2 foi o resultado final de uma partida em que a Briosa reagiu tardiamente à desvantagem, mas conseguiu ir a tempo de resgatar um ponto. Ambas as equipas partiram para este jogo em boas fases: os da casa haviam vencido os últimos quatro encontros; os visitantes, por seu lado, vinham de duas vitórias consecutivas e não perdiam há cinco jogos.
O primeiro tempo foi pautado pelo equilíbrio na posse de bola e pela escassez de remates: apenas dois para cada lado, o que comprova não apenas a solidez defensiva de cada equipa, mas principalmente a inércia ofensiva, especialmente da Académica. Assim, aos 17', a Briosa viu-se em desvantagem, isto após Mairlon Oliveira se ter estreado a marcar na corrente edição da Liga 3. Aproveitando uma confusão na área, na qual Guilherme Neiva caiu, a bola ficou à mercê do camisola 38, que a ajeitou, enganou António Filipe e inaugurou o marcador.
Do momento do golo em diante, a Académica revelou algumas dificuldades em lidar com as nuances da ideia de jogo e do esquema tático do Oliv.Hospital, que alternava entre o 3x5x2 e o 5x3x2). Mesmo tendo bola, a equipa da casa não estava a conseguir criar eficazmente chances de finalização, tanto por inércia própria, mas principalmente por mérito do adversário.
No segundo tempo, apesar do arranque com uma oportunidade flagrante que Khalid Hachadi falhou, foi preciso esperar até à hora de jogo para voltarem os golos. A partir de uma simples, eficaz e rápida transição, Mairlon Oliveira colocou Eduardo Souza na cara do golo e este não vacilou. O segundo golo do Oliveira do Hospital e as substituições foram vitais para que os estudantes despertassem no encontro. Gonçalo Ferreira, aos 69', e Duarte Carvalho, aos 81', reestabeleceram o empate na reta final do jogo, na qual a Académica dispôs de outras oportunidades de perigo, como, por exemplo, uma bola ao poste de Noah Santos.
Assim, a Académica ascende provisoriamente ao segundo posto, estando a um ponto do líder Belenenses. Já o Oliveira do Hospital mantém-se no fundo da tabela, em nono lugar, com 14 pontos.