A jornada internacional de Phil Foden até agora | OneFootball

A jornada internacional de Phil Foden até agora | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·11 Juli 2024

A jornada internacional de Phil Foden até agora

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

Depois de já ter vencido tudo a nível de clubes, Phil Foden está agora a apenas um jogo do seu primeiro sucesso internacional.

Apesar de ter apenas 24 anos, Foden tem 17 títulos importantes com a camisa do City.


Video OneFootball


Com a Inglaterra garantida para a segunda final consecutiva do Campeonato da Europa, ele tentará conquistar mais uma medalha.

A equipe de Gareth Southgate enfrenta a Espanha no Olympiastadion, em Berlim, às 20h (Reino Unido) no domingo, 14 de julho.

Isso significa que Foden, junto com Kyle Walker e John Stones, enfrentarão o companheiro de equipe do City, Rodrigo, que tem sido apenas um imperioso no meio-campo da Espanha, assim como é no City.

Embora representasse a primeira honra internacional de Foden, foi a Copa do Mundo Sub-17 em 2017 que realmente viu o jovem nascido em Stockport explodir na consciência do público.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

A equipe da academia do City estava bem ciente do talento incrível que tinha em mãos naquele momento, mas ainda não era amplamente conhecido o quão bom Foden era.

Não houve dúvidas depois daquele torneio, quando ele marcou dois gols em uma final histórica e recebeu o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador de toda a competição.

Promovido aos Sub-21 ainda com 18 anos, o nosso número 47 jogou 15 vezes pela seleção juvenil mais velha antes de ser convocado para a seleção principal em agosto de 2020.

Já parte de vários sucessos de Pep Guardiola no City, a estreia de Foden na Inglaterra aconteceu contra a Islândia em setembro de 2020.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

Ele voltou à seleção para a pausa internacional em novembro e fez uma aparição como reserva na vitória por 3 a 0 sobre a República da Irlanda.

No entanto, foi a vitória por 4-0 sobre a Islândia, em 18 de novembro de 2020, que ele realmente deixou sua marca.

Depois de preparar Declan Rice para a abertura do jogo, ele marcou gols aos 80 e 84 minutos para dar brilho a uma bela vitória.

Seguiram-se três aparições nas eliminatórias da Copa do Mundo durante as férias de primavera de 2021, antes de ele ser convocado para um time de um torneio importante pela primeira vez.

Ele começou os dois primeiros jogos do Euro 2020 (realizado em 2021) na ala direita, mas Southgate mudou de tato a partir desse momento e nosso homem ficou reduzido a 25 minutos na semifinal acirrada com a Dinamarca.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

Depois de se recuperar de uma lesão no pé, um papel fundamental – e três assistências em quatro partidas – seguiu nas eliminatórias daquele outono.

Essas atuações ocorreram no meio, já tendo passado a maior parte de suas partidas como ala.

Na preparação para a Copa do Mundo de 2022, Foden estava em excelente forma pelo City e parecia estar consolidando uma vaga na seleção inglesa.

Ele iniciou os jogos da Liga das Nações com os grandes rebatedores Itália e Alemanha em setembro, apenas dois meses antes do início da Copa do Mundo no Catar.

Após 19 minutos de jogo inaugural com o Irã e permanecendo no banco contra os EUA, Foden foi titular contra o País de Gales e aproveitou a oportunidade.

Combinando lindamente com uma unidade de ataque que incluía Harry Kane, Jude Bellingham e Marcus Rashford, ele foi uma ameaça durante toda a noite, enquanto a Inglaterra dominava o jogo.

Ele foi recompensado com seu primeiro gol na Copa do Mundo, chegando na área para acertar um cruzamento rasteiro de Kane. Um momento importante na carreira de qualquer pessoa.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

Foden manteve sua vaga para o encontro das oitavas-de-final com o Senegal, ajudando Kane e Bukayo Saka para o segundo e terceiro gols de uma vitória convincente.

Com esse desempenho como modelo, Foden também começou as quartas-de-final com a atual campeã França.

Um confronto que poderia ter acontecido de qualquer maneira acabou caindo a favor dos jogadores de Didier Deschamps e a primeira jornada de Foden na Copa do Mundo terminou.

Em vez disso, ele voltou ao City e nos ajudou a conquistar uma tripla coroa histórica, bem como o sucesso na Super Copa Europeia e na Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2023.

A nível internacional, em 2023, fez nove jogos e marcou um, na derrota amigável sobre a Escócia por 3-1.

90 minutos se seguiram no início de 2024 nos amistosos com Brasil, Bélgica e Islândia para preparar a Inglaterra para o atual torneio, onde Foden tem estado no centro dos planos de Southgate.

Até agora, ele foi titular em todos os seis jogos da Inglaterra e, assim como o time ao seu redor e  cresceu na competição.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

Uma exibição entusiasmada frente à Eslovênia fez dele o melhor jogador da Inglaterra naquele dia, mas foi na semifinal com a Holanda que mais se destacou.

Jogando de forma mais centralizada depois de começar o torneio pela esquerda, Foden conseguiu pegar a bola no intervalo e encontrar espaços cada vez mais pequenos.

Com a sorte ao seu lado, ele poderia facilmente ter marcado dois gols.

O primeiro veio quando ele recebeu um passe delicado de Kobbie Mainoo, dançou através da área e chutou por baixo de Bart Verbruggen, apenas para ver Denzel Dumfries voltar à linha e se livrar.

Gambar artikel:A jornada internacional de Phil Foden até agora

O segundo foi um remate a que nos habituámos no City em 2023/24, desviando para o canal direito e mandando a bola para o canto superior oposto. Só que desta vez beijou a trave e foi para trás.

Com 40 internacionalizações, Foden já desfruta de uma carreira internacional da qual se pode orgulhar.

Ganhar um grande torneio com seu país o colocará em uma categoria completamente diferente.

Lihat jejak penerbit