90min
·4 April 2025
5 times 'gringos' que merecem atenção após primeira rodada da Libertadores

In partnership with
Yahoo sports90min
·4 April 2025
Diferentemente das expectativas iniciais, as equipes brasileiras não foram protagonistas na primeira rodada da Conmebol Libertadores. Apesar das vitórias de Flamengo, Palmeiras e São Paulo, os desempenhos contra os estrangeiros ficaram abaixo do esperado, considerando principalmente as derrotas de Botafogo e Fortaleza.
A seguir, o 90min apresenta uma lista com as cinco equipes estrangeiras que mais se destacaram na primeira rodada e merecem ser tratadas com maior atenção pelos brasileiros para evitar sustos nas rodadas seguintes.
Santiago Sosa voltou a incomodar equipes brasileiras / Sports Press Photo/GettyImages
Muitos torcedores brasileiros conhecem o Racing, mas a atuação diante do Fortaleza em plena Arena Castelão merece amplo destaque. Sob comando de Gustavo Costas, os argentinos dominaram completamente um dos melhores times do Brasil, explorando bastante as transições em velocidade graças à forte marcação e pressão ofensiva. O goleiro João Ricardo evitou uma goleada histórica, pois o placar de 3 a 0 ficou muito "barato" para um domínio que lembrou o Brasil 1 x 4 Argentina.
Santiago Núñez foi um dos grandes destaques da rodada / FEDERICO PARRA/GettyImages
Adversário no grupo do Botafogo e visto por muitos como favorito a terminar em primeiro lugar, o Estudiantes cumpriu as expectativas na vitória por 2 a 0 diante do Carabobo fora de casa. Foram 14 finalizações ao todo e 5 chutes no alvo, com 534 passes trocados. Os principais destaques estiveram no sistema defensivo, com o zagueiro artilheiro Núñez (67 ações com a bola) e o lateral Arzamendia (com domínio do corredor esquerdo).
Central Córdoba vive temporada surpreendentemente positiva / EDUARDO RAPETTI/GettyImages
Apesar de não ter vencido a LDU em casa, o empate sem gols diante de uma equipe tradicional do Equador chamou a atenção pelo desempenho ofensivo dos argentinos. O time treinado por Omar De Felippe, que ocupa a 6ª colocação do Grupo A do Campeonato Argentino, finalizou 17 vezes diante dos equatorianos, com seis chutes no alvo e 60% da posse de bola, cometendo somente 10 faltas durante o jogo. Com o sistema 4-3-3 buscando sempre ter o protagonismo das partidas, a expectativa fica por conta de um duelo tático muito interessante com o Flamengo.
Atlético Nacional não tomou conhecimento do Nacional-URU / JAIME SALDARRIAGA/GettyImages
O atual 5º colocado do Campeonato Colombiano estreou muito bem no grupo de Bahia e Inter na Libertadores, assumindo a liderança isolada após goleada de 3 a 0 diante do Nacional-URU. Ao todo, foram 22 finalizações, 7 chutes no alvo, mais de 600 passes trocados e 76% de posse de bola, um dos maiores domínios na 1ª rodada da Libertadores. O técnico argentino Javier Gandolfi assumiu o comando em janeiro e ganhou a confiança da torcida com o título da Supercopa.
Jonathan Torres foi o melhor jogador da primeira rodada / DANIEL DUARTE/GettyImages
Um dos integrantes do grupo do Palmeiras, o Cerro Porteño chamou a atenção positivamente pela vitória sobre o Bolívar, apostando muito nos contra-ataques, com destaque para o hat-trick de Jonathan Torres. Os paraguaios finalizaram em 19 oportunidades e chutaram 6 vezes no alvo com somente 32% da posse de bola e 235 passes trocados. O líder deste elenco é o goleiro Gatito Fernández, ex-Botafogo. Apesar da preferência pelo 4-2-3-1, o técnico Diego Martínez optou pelo 5-3-2 na vitória de 4 a 2 sobre o Bolívar.
manual