Yacine Brahimi e o período no FC Porto: “Foram cinco anos fantásticos para mim” | OneFootball

Yacine Brahimi e o período no FC Porto: “Foram cinco anos fantásticos para mim” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·23 août 2025

Yacine Brahimi e o período no FC Porto: “Foram cinco anos fantásticos para mim”

Image de l'article :Yacine Brahimi e o período no FC Porto: “Foram cinco anos fantásticos para mim”

Yacine Brahimi deu uma longa entrevista à edição deste sábado do jornal O Jogo, na qual explicou as razões que o levaram a deixar o FC Porto no verão de 2019, a ‘custo zero’, para se transferir para o Qatar, onde atuou primeiro pelo Al-Rayyan e atualmente representa o Al-Gharafa, equipa orientada pelo treinador português Pedro Martins.

“Estou muito feliz, não foi fácil sair do FC Porto, pela grandeza do clube e os anos. Mas, em poucos meses, no Qatar, já me sentia contente. A verdade é que esta Liga tem crescido muito, cada época melhora o nível de jogadores, de estruturas e profissionalismo. Estou a tentar fazer a minha parte, dando o melhor de mim também com essa atração da Liga dos Campeões Asiática. Estou contente de jogar aqui, levo uma vida maravilhosa, também para as minhas crianças e mulher. Mas trabalho duro para estar mais perto do máximo nível”, afirmou.


Vidéos OneFootball


“A minha decisão de trocar a Europa pelo Qatar foi mais de homem do que de jogador. Não contou tanto o futebol, fui mais ao encontro da vida que precisava, de alguns aspetos culturais que queria cuidar para a minha família. Mas sou muito competitivo e espero os maiores desafios. Durante estes anos, primeiro, no Al Rayyan, agora, no Al-Gharafa, tive ofertas, mas respeitei os meus contratos. Estou bem aqui, sou bem tratado, estou muito confortável com a minha família. Nunca pensei em sair”, acrescentou.

“Devíamos ter ganho mais títulos”

O internacional argelino vestiu a camisola do clube dragão durante cinco temporadas, somando 54 golos e 34 assistências em 215 encontros oficiais. Nesse período conquistou um campeonato nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira – um registo que, admite ele próprio, lhe deixa um sabor a pouco.

“Com os jogadores que tínhamos, o grupo envolvido, pelo que jogávamos, devíamos ter ganho mais títulos. Tenho esse sabor amargo de ter conquistado só um campeonato. Mas aprendi muito, vivi por dentro um dos melhores clubes do mundo, tanto pelos jogadores, como estrutura e ainda pelo profissionalismo. Era tudo de máximo nível”, referiu.

“Foram cinco anos fantásticos para mim, como homem também. Mas ficou mal ganhar só uma Liga, é uma tristeza que ficou e sempre me custa quando perguntam por isso. Devíamos ter ganho muito mais do que um campeonato, uma Taça e uma Supertaça. De resto, foi tudo positivo. Desejo o maior sucesso ao FC Porto”, acrescentou.

O avançado, de 35 anos, assegura, contudo, que continua a acompanhar de perto a formação azul e branca: “O FC Porto é, sinceramente, o clube que me ficou no coração, o mesmo se passa com a cidade e os adeptos. Foram cinco anos memoráveis. Claro que, quando não ganham, e os anos recentes não têm sido fáceis, dói um pouco”.

“Estou seguro de que vai voltar aos seus melhores anos, ao seu melhor nível e vencer muitos títulos. O FC Porto é um clube assim! Mas sabemos que existem tempos mais difíceis, períodos de mudança. Em breve, os portistas vão ver a sua equipa ganhar tudo”, rematou.

À propos de Publisher