Fut das Minas
·11 février 2025
Treinos, jogos e viagens: veja detalhes da pré-temporada dos times do Brasileiro Feminino A1
![Image de l'article :Treinos, jogos e viagens: veja detalhes da pré-temporada dos times do Brasileiro Feminino A1](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffutdasminas.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2F54271155212_4b1206a9b5_k.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·11 février 2025
Por Sharon Prais e Emilia Sosa
O início da temporada do futebol feminino brasileiro se aproxima e enquanto uns se preparam para a estreia na Supercopa Feminina, outros terão mais tempo até a bola rolar no Brasileiro Feminino A1. Até lá, os times seguem em pré-temporada buscando a melhor preparação para o ano.
Para trazer em detalhes como está sendo o período, o Fut das Minas reuniu informações dos 12 times remanescentes da temporada passada da Série A1, entre as que foram divulgadas e outras buscadas diretamente com as respectivas assessorias.
Rafa Levis em treino das Spartanas. Foto: divulgação/América-MG
O futebol feminino do América-MG se apresentou no dia 10 de janeiro para dar início a temporada de 2025. As Spartanas foram uma das surpresas positivas em 2024, ficando em 10º e a poucos pontos da zona de classificação.
O Coelho contará com oito reforços este ano, com destaque para a chegada da meia Rafa Levis e o retorno da atacante Gadu, que passou uma temporada no Jiangsu FC, da China. A preparação das Spartanas contará com amistosos, mas os adversários não foram informados.
Andressa Alves no amistoso entre Corinthians e Red Bull Bragantino.Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
O Corinthians se reapresentou para a temporada 2025 no dia 8 de janeiro. No primeiro momento, as Brabas passaram por avaliação médica no Centro de Treinamentos e participaram de uma reunião de planejamento para o ano.
Inicialmente, a sequência de treinos se manteve no CT, mas depois foi estendida para o interior paulista, em Guararema (SP), no CT Dartanhã. Nesse período, as Brabas realizaram uma atividade conjunta com o São Paulo, que durou 80 minutos. De volta à capital, a equipe enfrentou também o Red Bull Bragantino, em um confronto teste no Parque São Jorge. O jogo foi dividido em três tempos de 30 minutos.
A equipe se prepara para a estreia na Supercopa Feminina, no dia 9 de março, e segue a preparação na Fazendinha. Embora tenha sofrido perdas importantes no elenco, como de Gabi Portilho e Yasmim, a equipe trouxe um reforço de peso com a contratação de Andressa Alves.
Apresentação das Cabulosas. Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro.
As Cabulosas se apresentaram no dia 9 de janeiro, na Toca da Raposa 2, em um evento oferecido pela Gerdau, patrocinadora máster do time feminino do Cruzeiro. O presidente da SAF, Pedro Lourenço, marcou presença ao lado de mais de 100 sócios torcedores.
A temporada de 2025 é de alta expectativa para o time mineiro, que teve 13 reforços anunciados – e o mesmo número de saídas. Como parte do plano de investimento, nesta temporada o orçamento anual das Cabulosas aumentará de oito para 10,5 milhões de reais.
Além disso, o elenco montado por Jonas Urias contará com peças importantes do ano passado, como Byanca Brasil, Victória Calhau e Vanessinha, mas se reforçou com nomes de peso. Entre eles, as meias Sochor e Pri Back e a zagueira Isa Haas. Destaque também para a contratação de Leilane, goleira de 19 anos que se destacou nas seleções de base.
Apresentação das Guerreiras Grenás. Foto: Rafael Zocco/AFE
A Ferroviária se reapresentou em 15 de janeiro para a pré-temporada. O encontro aconteceu na sala de imprensa da Fonte Luminosa. O elenco se reuniu com os novos integrantes da comissão técnica, com a ausência da técnica Jéssica Lima, que chegou no dia 20 de janeiro, depois do curso de Licença Pro da CBF Academy.
A assessoria informou que as Guerreiras Grenás seguem a preparação no CT do Pinheirinho, sem previsão de outro tipo de atividade, além da rotina programada de pré-temporada padrão.
Com elenco de 26 atletas, sendo 20 remanescentes de 2024, a Ferrinha foi ao mercado pontualmente em busca de reforços. Dos seis nomes, destaca-se a contratação da goleira Amanda Coimbra, que estava no Fluminense e chegou a ser convocada por Arthur Elias para a seleção brasileira no ano passado. Além dela, a atacante Milene, ex-Corinthians, e a volante Kaylaine, de 20 anos, que atuava pelo Flamengo, também chegaram.
Também houve reforços na comissão técnica, com a chegada dos araraquarenses Rogério Cuniyoshi para ser auxiliar técnico e Thiago Telarolli, fisioterapeuta. Rogério conta com passagem pelo futebol masculino da Ferroviária, ficando de 2014 até 2017 na equipe Sub-17, e até 2023, no profissional. Ele trabalhará ao lado de Marlon Major.
No Departamento de Análise e Desempenho, o clube contratou dois novos profissionais. Rafael Calil tem passagens pelos times masculinos do Votuporanguense e Novorizontino, enquanto Felipe Cabral, que trabalhou no Flamengo e estava integrando a comissão da equipe Sub-20 das Guerreirinhas Grenás.
Gláucia durante o amistoso contra o Botafogo. Foto: Paula Reis/CRF
O futebol feminino do Flamengo se apresentou no dia 16 de janeiro, na sede social da Gávea. As atletas tiveram uma conversa com o treinador Maurício Salgado e seguiram para alguns exames protocolares. Ao longo da semana, realizaram mais avaliações médicas e físicas e depois começaram os trabalhos com bola.
Por conta da demora da divulgação do calendário, o Flamengo está fazendo toda a pré temporada na cidade do Rio de Janeiro. Em 2024, por exemplo, o time passou 10 dias treinando em Pinheiral, no sul do estado. No Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a equipe realizou um amistoso contra o Botafogo como parte da preparação.
O primeiro compromisso oficial das Meninas da Gávea será a Copa Rio Feminina, prevista para 15 de fevereiro. Além do Flamengo, os rivais Fluminense, Botafogo e Vasco também jogam e, nessa edição, pela primeira vez, haverá a participação do Pérolas Negras, classificado pelo Carioca de 2024. Depois, terá a Supercopa, o Brasileirão A1, a Copa do Brasil e o Carioca.
Para 2025, o Flamengo manteve 21 jogadoras e contratou oito, com destaque para a meio campista Ju Ferreira, vinda do Corinthians. Além de buscar nomes em outros clubes, o Fla também integrou Barraca, Diovanna e Mariana, campeãs do Brasileirão Sub-20 de 2024.
Palomar durante o treino do Fluminense. Foto: Marina Garcia/FFC
A apresentação do Fluminense foi no dia 9 de janeiro, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras (CTVL), em Xerém. No CT, as jogadoras tiveram uma conversa com a gerente Amanda Storck e depois fizeram avaliações físicas.
Com a Copa Rio Feminina em vista, o tricolor carioca disputou um jogo-treino contra o Kansas City Current Sub-17, dos Estados Unidos. Também como parte da pré temporada, o time norte-americano passou uma semana no complexo esportivo HWT Sports, em Bragança Paulista, onde realizou diversos amistosos.
O elenco tricolor terá cerca de 30 atletas para a temporada, contando com dez novas contratações e alguns reforços da base, conforme o treinador Hoffmann adiantou em entrevista exclusiva ao Fut das Minas. Os destaques são a goleira Thaina, de 17 anos, campeã da Copinha de 2024 pelo clube, e a atacante argentina Estefania Palomar, a primeira estrangeira a vestir a armadura tricolor.
O primeiro compromisso das Guerreiras será neste sábado (15), pela Copa Rio Feminina, contra o Pérolas Negras. Depois do torneio, terá pela frente o Brasileirão A1, a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca.
Treino das Gurias Gremistas. Foto: Caroline Motta/Grêmio
As Gurias Gremistas se reapresentaram no dia 13 de janeiro para a abertura oficial da temporada de 2025, que terá a Supercopa, o Brasileirão A1, a Copa do Brasil e o Gauchão pela frente. O evento foi realizado na Tribuna Presidencial do Grêmio, na Arena, e contou com a presença de dirigentes, imprensa e sócios-torcedores.
Durante a primeira semana de pré-temporada, as jogadoras passaram por uma bateria de avaliações médicas, no Hospital Moinhos de Vento, e físicas, no Complexo Esportivo da Ulbra. Já a segunda semana começou com foco na preparação física e dinâmicas de velocidade, agilidade e resistência.
Entre sessões de treinamento individualizadas e coletivas, o Grêmio disputou um jogo-treino com uma equipe masculina de categorias inferiores, avaliado positivamente pelo preparador físico Thales Oliveira. Está nos planos do clube realizar mais atividades do gênero, mas ainda não há definição dos adversários.
O elenco do tricolor será composto por 27 jogadoras, sendo dez reforços, com destaque para o setor ofensivo com a chegada de Brenda Woch e Valéria Paula. Por outro lado, o setor defensivo sofreu a perda da goleira Lorena, contratada pelo Kansas City Current-EUA.
Julia Bianchi durante o amistoso contra o Juventude. Foto: Lara Vantzem/Internacional
As Gurias Coloradas se reapresentaram no Beira Rio no dia 10 de janeiro, em coletiva realizada com as presenças do Vice-presidente Ivandro Morbach, do Vice-presidente de Futebol, José Olavo Bisol, do Diretor Élis Rodrigues Filho e da Gerente de Futebol Feminino Luiza Parreiras. Na ocaisão, a meio campista Julia Bianchi foi oficialmente apresentada à torcida colorada.
A meia foi a principal contratação das 11 feitas pelo Inter, que se reforçou também na beira do gramado. Antes supervisora, Alessandra Huff Mello passou a ocupar o novo cargo de Coordenadora Técnica. Ela atuará próxima da comissão técnica, auxiliando na transição das atletas da base para o profissional, no desenvolvimento individual e na análise de desempenho.
Na área da saúde, o Inter passou a contar com o suporte do ginecologista Charles Schneider Borges e busca contratar um massagista. Além disso, o time terá uma psicóloga fixa nesta temporada. Ela já está com o feminino desde o fim de 2024 e em 2025 teve o trabalho reforçado pelo clube, de modo que agora as atletas recebem atendimentos semanais e individuais.
A preparação colorada contou com um amistoso contra o Juventude, que subiu para a Série A1 no ano passado. A atividade foi divida em três tempos de 30 minutos em que Jorge Barcellos pode promover testes e observar a equipe. Por ter ficado atrás do rival no Brasileirão A1, as Gurias Coloradas não disputarão a Supercopa, tendo a Copa do Brasil e o Gauchão pela frente.
Apresentação das Palestrinas. Foto: Paloma Cassiano/Palmeiras.
A reapresentação do Palmeiras aconteceu no dia 19 de janeiro, no CT Academia de Futebol, onde as Palestrinas iniciaram a pré temporada de 2025. As atividades começaram com uma conversa de avaliações e metas para o ano, e logo seguiram para as avaliações físicas nas dependências do CT.
Conforme informações da assessoria, além dos treinos em Vinhedos, o Palmeiras deve disputar quatro amistosos antes do início da temporada, previsto para março, no Brasileirão. As informações sobre os jogos-treino não foram divulgadas.
A maior parte do elenco alviverde permaneceu para 2025 e, como perdeu poucas atletas, contratou apenas reposições. Das que saíram, destaque para Bruna Calderan, que foi para o rival São Paulo. E das seis que chegaram, pode-se perceber uma a aposta de Camilla Orlando na juventude de Carla Tays e Ana Flávia, ambas com passagens pelas seleções de base, reforçando o olhar atencioso da treinadora exposto em entrevista exclusiva ao Fut das Minas.
Fora de campo, as Palestrinas também ganharam o reforço da coordenadora da base, Renata Ferreira, que nos últimos 13 anos esteve à frente da gestão do São José Feminino e do Projeto Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos.
O Real Brasília não divulgou nenhuma notícia sobre a preparação para a temporada de 2025. A reportagem entrou em contato com o diretor, Pedro Ayub, mas não obteve nenhum posicionamento sobre as atividades da equipe feminina, até a publicação dessa matéria.
Amistoso contra o KC Current. Foto: Pedro Paulo Dias.
O time do Red Bull Bragantino se reapresentou na primeira semana de janeiro, no complexo esportivo HWT Sports, onde mantém a rotina de treinamentos físicos na pré-temporada. Complementando o treinamento tático, realizaram um amistoso contra o Kansas City Current Sub-17. O jogo fez parte de uma parceria com a equipe norte-americana, que proporcionou o intercâmbio cultural e esportivo para os dois clubes.
Além desse, enfrentaram o Corinthians em um amistoso fechado no Parque São Jorge e possuem mais um jogo-treino previsto para o mês de fevereiro.
Apresentação do São Paulo. Foto: divulgação/SPFC
O São Paulo se reapresentou para a pré-temporada em 8 de janeiro em evento que aconteceu no gramado do Morumbis, onde foram feitas as fotos oficiais da equipe com as novas jogadoras. As atletas receberam uma palestra da comissão técnica sobre a última temporada e conheceram o planejamento para as competições que serão disputadas nesse ano: Supercopa, Brasileirão A1, Libertadores, Paulistão e Copa do Brasil.
Para a preparação da primeira competição do ano, a Supercopa, estão confirmados dois amistosos para a equipe, além da rotina de treinamentos, que acontece na parte do clube social no estádio Morumbis. Sobre os amistosos, até a publicação desta matéria a assessoria não confirmou adversários e nem data prevista.
Após o vice-campeonato nacional, o elenco são-paulino sofreu algumas perdas, mas também se reforçou. A atacante Crivelari e a zagueira Bruna Calderan são dois dos cinco nomes que chegaram, além de duas jogadoras do sub-20, Kesia e Vitorinha, que assinaram contrato profissional.