Time belga volta a ser campeão após 90 anos e vai estrear na Champions League | OneFootball

Time belga volta a ser campeão após 90 anos e vai estrear na Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·27 mai 2025

Time belga volta a ser campeão após 90 anos e vai estrear na Champions League

Image de l'article :Time belga volta a ser campeão após 90 anos e vai estrear na Champions League

Terceiro maior campeão da elite na Bélgica, o Union Saint-Gilloise garantiu na temporada 2024/25 o seu 12º título da primeira divisão nacional. Até aí tudo parece normal, mas a importância desse título é enorme: acontece incríveis 90 anos depois da última vez que o clube havia levantado a taça mais importante do país.

Com 12 títulos, o Union Saint-Gilloise só tem menos troféus da Liga Belga que o Anderlecht, maior vencedor com 32 títulos, e Club Brugge, que soma 19, sendo seis conquistados nos últimos 10 anos.


Vidéos OneFootball


Temporada de conquista

Durante a temporada normal, o Union Saint-Gilloise ficou no terceiro lugar da Liga Belga, com 55 pontos. Nos 10 jogos da chamada Rodada Final, foram nove vitórias e um empate, garantindo o título com 3 pontos a mais que o Club Brugge. Ao todo, a campanha do título teve 24 vitórias, 11 empates e apenas 5 derrotas. Foram 71 gols marcados e 28 sofridos.

A campanha de título do Union Saint-Gilloise contou com dois jovens atacantes brilhando. Promise David, canadense de 23 anos, marcou 19 gols na Liga Belga e 24 ao todo na temporada. O jogador foi comprado após se destacar no futebol da Estônia e já virou um grande ativo.

Em situação muito parecida, o croata Franjo Ivanovic, de 21 anos, marcou 20 gols na temporada. Ex-Augsburg (B), ele foi comprado por 4 milhões de euros junto ao HNK Rijeka, da Croácia, e logo se destacou. O jovem ganhou chances nessa temporada pela seleção da Croácia.

O elenco conta ainda com os destaques do zagueiro Kevin MacAllister, ex-Argentinos Juniors e irmão do meia Alexis MacAllister, do Liverrpol, do defensor japonês Koki Machida e do atacante Ganês Mohammed Fuseini, que marcou 11 gols.

Union Saint-Gilloise conta com jogadores de 19 nacionalidades diferentes e uma média de idade de 24,3 anos, o que evidencia a estratégia do clube de apostar em jovens jogadores ao redor do mundo.

Glória, decadência e retorno

Os 11 primeiros títulos de Liga Belga do Union Saint-Gilloise aconteceram na época dominante na primeira metade do século XX, mais especificamente entre 1903 e 1934. Foi a era de Ouro do clube, que chegou a ostentar uma invencibilidade 60 jogos entre 1933 e 1935, mas caiu na decadência extrema nas décadas seguintes, chegando até mesmo a disputar a última divisão nacional.

Por décadas, os títulos do Union Saint-Gilloise foram apenas parte da história do futebol belga, muito antes da profissionalização e alcance de status atual. Mas a equipe de Bruxelas conseguiu uma grande recuperação até o atual título da primeira divisão.

A guinada de retorno do Union Saint-Gilloise aconteceu em 2018, quando o clube foi comprado pelo empresário inglês Tony Bloom, também dono do Brighton. Na temporada 2020/21, o clube foi campeão da segunda divisão belga e garantiu o seu retorno para a Elite depois de 48 anos.

Em 2021/22, o Union Saint-Gilloise ficou muito perto de retornar para a primeira divisão já com titulo, o que evidenciou a força da reconstrução. A equipe teve a melhor campanha na temporada normal, mas na chamada 'Rodada Final', ficou 6 pontos atrás do Club Brugge depois de três derrotas em seis jogos contra os concorrentes pelo título.

Em 2022/23, o Union Saint-Gilloise novamente esteve no topo na temporada normal, com 75 pontos. Já na Rodada Final perdeu o título por apenas 1 pontos ao ficar atrás do Royal Antwerp. O consolo foi com seu primeiro grande título, sendo campeão da Copa da Bélgica (pela terceira vez na história).

O roteiro na temporada 2023/24 foi cruel igual, com título perdido por apenas 1 ponto para o Club Brugge.

Busca de tradição europeia

Ter ficado na segunda posição da Liga Belga levou o Union Saint-Gilloise a fase classificatória da Liga dos Campeões, mas por duas vezes a equipe parou no meio do caminho e não chegou a fase de grupos/liga.

Nesses anos, o Union Saint-Gilloise disputou a Liga Europa três vezes, com a melhor campanha em 2022/23, quando foi até as quartas de final, mas acabou eliminado para o Bayer Leverkusen. Na temporada seguinte disputou a Conference League e caiu nas oitavas.

Agora, na temporada 2025/26, o Union Saint-Gilloise vai disputar pela primeira vez a Liga dos Campeões.

Ou seja, desde que retornou para a primeira divisão, Union Saint-Gilloise disputou a Rodada Final em todas as ocasiões e antes de ser campeão bateu na trave por três vezes por poucos pontos. Agora, o momento é de se consolidar como presença garantida nas grande competições europeia. A força do projeto está evidente, de um clube que quer voltar a ser dominante na Bélgica.

À propos de Publisher