STJD sugere punição histórica para John Textor | OneFootball

STJD sugere punição histórica para John Textor | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Palmeiras Online

Palmeiras Online

·6 juillet 2024

STJD sugere punição histórica para John Textor

Image de l'article :STJD sugere punição histórica para John Textor

Nesta sexta-feira (5), o STJD publicou o relatório de conclusão do inquérito sobre as denúncias de John Textor, dono da SAF do Botafogo, sobre possíveis manipulações de resultados em jogos do Campeonato Brasileiro. O norte-americano citou partidas do Palmeiras que teriam sido manipuladas para favorecer o Alviverde.

Para chegar a uma conclusão, o STJD analisou as provas que Textor afirmou ter sobre as possíveis manipulações e as classificou como “imprestáveis”. Sendo assim, a entidade concluiu que as ações do dono da SAF do Botafogo infringiram uma série de artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Veja abaixo:


Vidéos OneFootball


“DELITOS DESPORTIVOS:

  1. Art. 221. Dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, àinstauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva.
  2. Art. 243-A. Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fimde influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente.
  3. Art. 243-F. Ofender alguém em sua honra, por fato relacionadodiretamente ao desporto.”

No relatório aparecem como vítimas sete clubes (Palmeiras, Grêmio, Bahia, Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Fortaleza), cinco atletas do São Paulo e quatro do Fortaleza que não tiveram seus nomes divulgados, além de nove árbitros, que também não tiveram seus nomes divulgados.

Sendo assim, a sugestão do auditor é de que John Textor seja suspenso por seis anos e receba uma multa de R$ 2 milhões. Essa seria a maior punição da história do Tribunal. O julgamento do norte-americano ainda não tem data marcada.

Provas apresentadas e conclusão

Segundo o relatório, dentre as provas apresentadas por John Textor, estão dois vídeos e diversos arquivos em pdf. Dos arquivos em pdf, alguns destacam partidas indicando possíveis manipulações, sendo elas:

  • SE Palmeiras 1×0 CRVasco da Gama, realizada em 27/08/2023
  • SAF Botafogo 1×2 CR Flamengo, realizada em 02/09/2023
  • Atletico Mineiro 1×0 SAF Botafogo, realizada em 16/09/2023
  • SE Palmeira 5×0 São Paulo FC, realizada em 25/10/2023
  • SE Palmeiras 1×0 EC Bahia, realizada em 28/10/2023
  • SAF Botafogo 3×4 SE Palmeiras, realizada em 02/11/2023
  • SAF Botafogo 1×2 EC Bahia, realizada dia 05/05/2024

Ainda foram apresentados um “dossiê” sobre um árbitro, dois relatórios sobre jogo entre Palmeiras e Fortaleza, realizado no dia 3 de novembro, além de um arquivo contendo 170 jogos do Campeonato Brasileiro, que ocorreram entre 15/04/2023 e 07/12/2023, com possíveis manipulações de resultados.

Na conclusão, o relatório afirma que:

“Após uma análise detalhada e exaustiva dos métodos utilizados pela empresa “Good Game”, por meio dos citados sistemas MATCH-FIX® e REF-EVAL®, chega-se à conclusão de que tais sistemas não cumprem o que prometem”, diz trecho do documento.

“John Charles Textor contratou os serviços da empresa “Good Game”, a pretexto de forjar pretensas provas acerca de falsas manipulações de partidas, em prejuízo dos direitos das pessoas físicas e jurídicas injustamente por ele acusadas”, analisa outra parte do relatório.

O relatório possui 52 páginas e pode ser encontrado no site do STJD, clicando aqui.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster
À propos de Publisher