MundoBola Flamengo
·13 février 2025
STJD marca julgamento de Flamengo e Vasco por confusão na Super 8
![Image de l'article :STJD marca julgamento de Flamengo e Vasco por confusão na Super 8](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2025%2F02%2Fgallizzi-confusao-flamengo-x-vasco-super-8.png)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 février 2025
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento pela confusão generalizada que aconteceu no clássico entre Flamengo e Vasco nas quartas da Copa Super 8 de Basquete. As duas instituições e atletas de ambos os clubes foram denunciados pelo tribunal e saberão as punições na próxima terça-feira (18), a partir das 18h, em sessão por videoconferência.
O Rubro-Negro foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ) pelos arremessos de objetos na quadra. O artigo fala em deixar de tomar providências para evitar "desordens em sua praça desportiva" e "lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo". A pena prevista é multa de R$ 100 a R$ 100.000. Além disso, o artigo 184 diz que as penas acumulam no caso de duas ou mais infrações.
Já Gallizzi foi enquadrado no artigo 250, §1º, inciso II, que fala em "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". A pena prevista para o pivô rubro-negro é de uma a três partidas de suspensão caso culpado. Marquinhos e Humberto, do Vasco, foram denunciados no mesmo artigo.
Por fim, também foram denunciados outros três profissionais do Vasco: o supervisor George Chaia (artigo 258-B); o técnico Leonardo Figueiró (artigo 258); e o atleta Eugeniusz (o artigo 258, §2º, inciso II). As penas variam de multas a jogos de suspensão.
A desordem no clássico começou na metade do terceiro quarto. Jordan Williams e Eugeniusz se desentenderam após disputa por rebote, o que iniciou uma grande confusão. Humberto empurrou Gallizzi, que partiu para cima do atleta vascaíno. Os dois acabaram expulsos após longa revisão da arbitragem no vídeo. Decisão que veio acompanhada da expulsão de Marquinhos por agredir o técnico rubro-negro Gustavo de Conti.
Durante a confusão, a torcida do Flamengo começou a cantar mais alto na arquibancada do Maracanãzinho e provocar os jogadores do Vasco. A situação escalou quando os excluídos foram acessar o túnel para o vestiário, momento que aconteceu uma discussão com torcedores e objetos foram arremessados em direção aos atletas. O cruzmaltino afirmou que não sentia segurança e retirou o time de quadra.
Quando retornou, optou por queimar as posses de bola e apenas observou o Mengão vencer para chegar às semifinais. O Mais Querido terminou a competição com a conquista do tetracampeonato.