SportsEye
·30 avril 2025
Sonho da SAF naufraga após 6 horas de reunião

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·30 avril 2025
O Náutico Recife teve encerradas as negociações para transformação em Sociedade Anônima de Futebol (SAF) após o Consórcio Timbu oficializar sua desistência do projeto nesta segunda-feira (28).
A decisão ocorreu depois que o grupo de investidores encontrou um cenário diferente do esperado durante a apresentação da proposta ao Conselho Deliberativo do clube, onde enfrentaram diversos questionamentos durante uma reunião que se estendeu por quase seis horas.
Em carta enviada ao presidente Bruno, o representante do consórcio, Fransérgio Euripedes Ferreira Bastos, explicou os motivos da desistência: "Diante dos relevantes questionamentos suscitados pelo Conselho Deliberativo, tornou-se latente a necessidade de alterações estruturais substanciais na proposta originalmente apresentada. O que, infelizmente, inviabiliza a manutenção do formato atual."
De acordo com análise feita no Podcast45, um dos fatores que contribuíram para o desentendimento foi a condução do processo por Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, responsável por orientar o processo de SAF para o Náutico. O comentarista Hathos Rildo apontou possível falha de comunicação: "Se os investidores não estavam sabendo o atual cenário, faltou um pouco do trabalho de Fernando de realmente passar o cenário real que estava acontecendo."
Apesar do fim das negociações com o Consórcio Timbu como entidade, parte do grupo, especificamente Fransérgio e Thiago Ribeiro, responsáveis pelo projeto esportivo, mantêm interesse em colaborar com o futebol do clube pernambucano.
Hathos Rildo também destacou que, contrariando algumas críticas, a proposta era competitiva em relação a outras SAFs no mercado brasileiro. "Não ache que a proposta do Náutico é pior do que as que tem no mercado, na verdade eu acho que é bem competitiva", afirmou.
Na carta de desistência, o Consórcio Timbu mencionou que determinados aspectos, principalmente relacionados ao patrimônio do clube, necessitam de "tratamento prévio e específico como condição especial para que o projeto possa prosperar de forma sólida e sustentável".
O grupo encerrou a comunicação manifestando confiança no futuro do Náutico e deixando aberta a possibilidade de retomar o diálogo em momento oportuno.
Fonte: NE45