Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes | OneFootball

Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·7 juillet 2025

Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes

Image de l'article :Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes

— Continua depois da publicidade —

O público, pelo menos boa parte dos brasileiros, já se convenceu de que a Copa do Mundo de Clubes é a competição ideal para grandes jogos de futebol. E como de costume, boas partidas rendem boas histórias, como é o caso das semifinais do torneio, que marcarão o reencontro entre jogadores e ex-clubes.


Vidéos OneFootball


Na terça-feira, o confronto entre Fluminense e Chelsea marca o primeiro duelo de João Pedro e Thiago Silva, respectivamente, contra seus ex-times. No dia seguinte, Kylian Mbappé enfrenta o PSG pela primeira vez depois de muitas polêmicas, enquanto Hakimi terá mais uma chance de tentar vencer o Real Madrid.

O mais midiático e recente destes confrontos é entre Kylian Mbappé diante do PSG. O atacante chegou ao clube francês em 2017, emprestado pelo Mônaco, e foi comprado pelo Paris Saint-Germain no ano seguinte por R$668 milhões (180 milhões de euros), na segunda maior transferência do futebol até aquele momento.

Publicidade

Image de l'article :Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes

Mbappé e Al Khelaifi. (Foto: Divulgação/Paris Saint-Germain)

Mbappé foi um dos principais rostos do projeto milionário do presidente Nasser Al-Khelaifi. Durante os seis anos de vínculo, foi eleito cinco vezes o melhor jogador da França e colecionou troféus e artilharias. Na reta final da relação, houveram desentendimentos, principalmente pelo interesse do Real Madrid.

O atacante nunca deixou de demonstrar o desejo de atuar pelo Real, especialmente pela idolatria por Cristiano Ronaldo, porém, recusou mais de uma proposta para se transferir depois de já ter um acordo firmado com o clube espanhol. A situação parecia ter se resolvido em junho do ano passado, quando os Merengues finalmente anunciaram a contratação de Mbappé até 2029.

A novela, entretanto, ganhou mais capítulos. A advogada de Mbappé anunciou que o jogador vai recorrer a três tribunais para cobrar pagamentos atrasados que envolvem mais de 55 milhões de euros e pedir que a UEFA não conceda a licença para o PSG jogar a próxima edição da Liga dos Campeões.

E não parou por aí, Kylian processou o ex-clube no Ministério Público de Paris alegando assédio moral e tentativa de extorsão. Ele diz que foi forçado a renovar o contrato quando foi afastado do clube, em 2023. Desde que as ações judiciais se tornaram públicas, este será o primeiro encontro de ambos.

Outro grande reencontro é do Moleque de Xerém, João Pedro, com o Fluminense. O atacante foi contratado pelo Chelsea já com a Copa do Mundo de Clubes em andamento, e estreou diante do Palmeiras, nas quartas de final. Ele deixou o Fluminense há cinco anos, mas enfrenta o clube que o projetou pela primeira vez.

João Pedro disputou 37 jogos com a camisa verde e grená, balançou as redes dez vezes e distribuiu outras duas assistências. Em 2020, foi vendido ao Watford por 11,5 milhões de euros (R$73 milhões). O Tricolor ainda manteve 5% dos direitos do atleta, que renderam outra quantia quando ele foi vendido ao Brighton, dois anos depois, na contratação mais cara da história do clube da Premier League. Além do percentual do mecanismo de solidariedade da FIFA.

Apesar de defender a seleção do Marrocos pela origem dos pais, Hakimi nasceu em Madri, na Espanha, e jogava em clubes de bairro quando foi descoberto por olheiros do Real aos oito anos. Lá, disputou diferentes categorias até chegar ao time principal aos 18 anos e fazer parte de elencos históricos, com Cristiano Ronaldo, Isco, Gareth Bale, Karim Benzema e Sérgio Ramos.

Hakimi deixou o Real Madrid em definitivo em 2020, comprado pela Inter de Milão, um ano antes de ir ao PSG. O lateral enfrentou seu clube formador quatro vezes, todas pela Liga dos Campeões, sendo duas como atleta do Paris e outras duas pelo clube italiano. O retrospecto, porém, não é favorável: três vitórias do Real e uma do lateral, que ainda terminou na classificação adversária. Na ocasião, o PSG venceu o clube espanhol por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas da Champions, mas na volta, os Galáticos triunfaram por 3 a 1 e eliminaram o ex-atleta da competição.

Por último, o zagueiro Thiago Silva, que deixou o Paris Saint-Germain em 2020, após 24 títulos franceses, rumo ao Chelsea. No clube inglês, o defensor chegou aos 37 anos e ainda conquistou a primeira Champions League da história dos Blues, em 2020/21. Além das conquistas do Mundial e da Supercopa da UEFA.

Image de l'article :Semifinais da Copa do Mundo de Clubes terão quatro encontros entre jogadores e ex-clubes

LONDON, ENGLAND – DECEMBER 03: Thiago Silva of Chelsea acknowledges the fans following the team’s victory during the Premier League match between Chelsea FC and Brighton & Hove Albion at Stamford Bridge on December 03, 2023 in London, England. (Photo by Alex Pantling/Getty Images)

A despedida veio a acontecer em abril de 2024, quando Thiago Silva acertava seu retorno ao clube que o formou e defende até hoje, o Fluminense. O zagueiro recebeu diversos agradecimentos, inclusive, com um bandeirão escrito em português: “Obrigado, monstro. Um de nós”.

Nesta terça-feira, será o primeiro reencontro do zagueiro com o ex-clube, justamente na Copa do Mundo de Clubes.

À propos de Publisher