AVANTE MEU TRICOLOR
·18 mai 2025
São Paulo supera rusgas do Estadual e declara apoio ao presidente da FPF para comandar a CBF

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·18 mai 2025
Casares posa com Reinaldo Carneiro Bastos (Divulgação)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O São Paulo foi um dos 32 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro que anunciaram neste sábado (17) apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, mandatário da Federação Paulista de Futebol, ao posto de presidente da CBF.
Como se sabe, o antigo chefão da entidade máxima do futebol, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do posto por decisão judicial.
A 'oficialização' da candidatura de Bastos ocorreu nesta manhã, em reunião virtual com 39 integrantes da primeira e segunda divisão do futebol nacional.
Sim, 39, a ausência foi o rival Palmeiras, que ignorou o convite do mandatário da FPF.
Integrante (e um dos líderes) da Comissão Nacional de Clubes, o presidente são-paulino, Julio Casares, foi um dos articuladores, digamos assim, da candidatura de Bastos.
O que não deixa de ser irônico por dois motivos.
O primeiro é que a plataforma que levou o dirigente tricolor a aderir ao projeto do presidente da FPF passa pela reivindicação de maior protagonismo dos clubes na entidade máxima do futebol.
Há menos de duas semanas, contudo, Casares deu entrevista à assessoria de imprensa da CBF em reunião da Comissão elogiando Rodrigues pela abertura de maior diálogo com as agremiações.
Em segundo, a reaproximação de Casares com Bastos é curiosa após o dirigente atacar a FPF pelo erro de arbitragem crucial que custou a eliminação do Tricolor para o rival Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista.
Ele foi o porta-voz do clube nas queixas sobre a demora em uma semana da entidade de Bastos responder ofício exigindo explicações do erro crucial do VAR. E além disso condenou a fala inicial do presidente da FPF sobre o tema, ridicularizando o goleiro Rafael por supostamente falhar no lance (fato esse que motivou uma ligação do cartola ao jogador para pedir desculpas).
Subindo o tom, Casares chegou a ameaçar jogar o Paulistão do ano que vem com os reservas.
Na reunião deste sábado, Bastos se comprometeu aos clubes dar maior poder a eles, adotando medidas como Voto unitário das Federações e clubes das Séries A e B, ou Federações e Série A com peso 2 e Série B com peso 1; Obrigatoriedade da participação dos clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF; Dos oito vice-presidentes da CBF, ter ao menos três indicados pelos clubes; Criar a Liga com total apoio político e financeiro por parte da CBF; Melhorar calendário; Melhorar arbitragem; Clubes terem participação executiva nas decisões da CBF.
Segundo comunicou a CBF, a eleição presidencial vai ocorrer no próximo dia 25 (domingo), na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ).
No momento, há dois pré-candidatos, que trabalham para reunir apoio e conseguirem inscrever sua chapas. Uma é a de Bastos. A outra é a de Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol.
Para conseguir escrever sua chapa, um candidato precisa ter o apoio de pelo menos oito Federações Estaduais e cinco clubes.
As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (20), às 18h (de Brasília), horário em que a Confederação encerra seu expediente.
Direct