Santos goleia o Vasco na inauguração do São Januário | OneFootball

Santos goleia o Vasco na inauguração do São Januário | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Santos FC

Santos FC

·21 avril 2025

Santos goleia o Vasco na inauguração do São Januário

Image de l'article :Santos goleia o Vasco na inauguração do São Januário

Heloísa Helena, do Memorial das Conquistas

Há 98 anos, em um feriado do dia 21 de abril de 1927, o Santos era convidado para a partida inaugural do Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, nome da principal rua de acesso. A partida festiva, porém muito disputada, rendeu a vitória de 5 a 3 para o time da Baixada Santista.


Vidéos OneFootball


O Peixe era liderado por uma figura já conhecida pelos santistas, Urbano Caldeira, e tinha em sua formação Tuffy, David e Bilú; Hugo, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Evangelista e Araken. O primeiro gol marcado no estádio, ficou por conta do atacante Evangelista. Motivados por um público de 40 mil pessoas, a equipe cruzmaltina balançou as redes três minutos depois, com Negrito, e deixou tudo igual no placar. Porém aos 15 minutos do segundo tempo, Evangelista deixou seu segundo gol na partida, colocando o Peixe novamente em vantagem. Aos 21 minutos foi a vez do atleta da equipe anfitriã, Bahiano, empatar. Aos 28, Omar colocou o Alvinegro Praiano novamente na frente.

O Vasco foi em busca de mais um empate, pressionando o Santos no campo de defesa. Mas quem balançou as redes foi o talentoso meia santista, Araken Patusca, que aos 31 minutos, aproveitou bem a jogada e ampliou para 4 a 2. Quatro minutos depois, Evangelista assinalou o seu terceiro gol na partida, anotando o quinto gol do Peixe e transformando a vitória em goleada. Nos acréscimos, o Vasco ainda conseguiu diminuir, fazendo o terceiro gol e fechando o placar em 5 a 3.

Após a partida, o clima no vestiário era de festa. Os jogadores comemoravam a vitória no estádio, que na época era o maior da América do Sul. O presidente do Vasco, Antônio Campos, foi ao vestiário do Santos parabenizar o time do litoral.

A direção vascaína, porém, não aceitou o resultado e em 14 de julho daquele ano, Santos e Vasco se enfrentaram mais uma vez, agora na reabertura do Estádio das Laranjeiras. O resultado novamente foi favorável ao Santos, que goleou o time carioca por 4 a 1.

Após mais uma derrota, alguns jogadores vascaínos reagiram com agressividade e provocações. Os santistas, por sua vez, mantiveram a compostura e agiram com elegância do início ao fim, o que fez a imprensa carioca passar a chamar o Santos de “Campeão da Técnica e Disciplina”.

A inauguração do estádio São Januário, veio como uma resposta ao racismo existente na época, pois clubes elitistas do Rio de Janeiro exigiram que o Vasco tivesse um estádio próprio, como uma forma de excluir o time do Campeonato Carioca. O motivo? O Vasco possuía negros e gente humilde em seu time e em sua torcida. Então, como uma forma de resistência e com ajuda de apenas seus torcedores e sócios, os vascaínos ergueram o suntuoso estádio e convidaram o Santos para a partida inaugural.

O Peixe, na época, vivia uma grande fase, posteriormente se tornando o primeiro time a atingir a marca de 100 gols no Campeonato Paulista. Além disso, Santos tinha sido a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão. A junção desses fatores pode ter levado o time do Rio a considerar o Santos como o time ideal para esse confronto.

O Troféu “A Vitória”, conquistado nessa partida e exposto no Memorial das Conquistas, traz consigo uma história que vai além da simples inauguração de um estádio, ele mostra como o futebol pode ser um instrumento de transformação na luta contra o preconceito.

À propos de Publisher