Portal dos Dragões
·22 août 2025
Rubens Júnior e Edmilson rendidos ao novo Pepê: “É fundamental no FC Porto”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·22 août 2025
Pepê tem sido um dos jogadores em maior destaque no arranque da nova época do FC Porto. Depois de uma temporada 2024/25 para esquecer, o extremo brasileiro de 28 anos parece ter reencontrado a sua melhor versão sob a orientação de Francesco Farioli, já apontando dois golos em dois jogos. A recuperação do jogador agradou aos adeptos portistas e também suscitou elogios de compatriotas como Rubens Júnior e Edmilson Pimenta, que defendem a «nova vida» do atleta.
Em declarações exclusivas ao portal Portal dos Dragões, tanto Rubens como Edmilson sublinham que Pepê sempre teve qualidade para ser “fundamental” no FC Porto e aplaudem a forma como o número 11 dos dragões reverteu uma fase em que chegou a estar, inclusivamente, à porta de saída.
“Não é uma surpresa muito grande [este rendimento de Pepê]. É um grande jogador, como provou aqui no Brasil, no Grêmio, e até fiquei espantado com a notícia de que ele poderia estar de saída do FC Porto. Os jogadores precisam de um treinador que os apoie. Com o treinador a apoiar, o jogador vai começar a render e agora já está a render”, começa por dizer Edmilson, posição partilhada por Rubens Júnior.
“Em nenhum momento o Pepê esteve em final de ciclo do FC Porto. Um jogador do nível do Pepê pode passar por um momento difícil. Os jogadores têm de ter paciência e esperar o momento certo para voltar ao bom futebol. Foi o que aconteceu ao Pepê. Também passou pela má fase colectiva. Quando a equipa não está bem, os jogadores também podem não ter o melhor desempenho. O importante é que recuperou e está bem de novo”, aponta o antigo lateral esquerdo.
O papel de Farioli
Após uma relação conturbada com Vítor Bruno, treinador com quem chegou a trocar mensagens publicamente, Pepê tem sido um dos beneficiados pela mudança no comando técnico do FC Porto. Também com Martín Anselmi esteve longe do melhor rendimento, mas a chegada, em julho, de Francesco Farioli parece ter sido determinante para a retoma de forma do internacional brasileiro.
“As qualidades do Pepê estão lá. Ele não desaprendeu a jogar. Sempre foi titular com Sérgio Conceição e agora o Farioli está a dar-lhe moral e a apoiá-lo. Está a apostar nele e o jogador vê isso com bons olhos. Percebe que o treinador está a apoiá-lo e com certeza vai render muito mais. Esse início dele com dois golos em dois jogos… Acho que ele poderá render ainda mais“, destaca Edmilson, que realça igualmente o “grande carácter” de Pepê.
“Não sei se o Pepê teve algum problema extra futebol ou se teve algum problema especifico com Vítor Bruno. É preciso perceber por que ele passou por esse momento menos bom. Ele assumiu isso. E ao assumir isso prova que é um grande jogador e que tem grande carácter“, elogia o antigo avançado brasileiro, que marcou 30 golos em 85 jogos com a camisola do FC Porto.
Rubens Júnior também valoriza a mudança operada por Farioli e aponta que o período negativo serviu a Pepê para reflectir e corrigir aspectos que estavam a condicionar o seu desempenho.
“Penso que um momento difícil ajuda a crescer não só os jogadores como qualquer pessoa. Acaba por fazer-nos reflectir, corrigir alguns hábitos e procurar algo de diferente. O jogador tem de ser irreverente, procurar algo novo e se reinventar. Este tipo de período serve para reflectir e reconhecer que algo não está bem. O grande fator do Pepê, e que o ajudou a voltar ao melhor futebol, foi reconhecer que não estava bem e não se agarrar a desculpas. Por vezes, os jogadores tentam encostar-se a algo para justificar o mau momento. Ele reconheceu que não esteve bem. Isso mostra que é maduro e que estava disposto a mudar o ciclo, o que aconteceu”, salienta o ex-jogador que também vestiu a camisola do Vitória SC em Portugal.
‘Novo FC Porto’ entusiasma
Rubens Júnior relaciona a melhoria colectiva do FC Porto com a maior produtividade de Pepê e considera que o brasileiro ocupa um papel central nas dinâmicas da equipa.
“Quando falo do Pepê, e já lhe disse a ele, digo que quando ele está bem a equipa do FC Porto tem a tendência a render mais. É uma peça fundamental no sistema de qualquer treinador. É um jogador muito importante. Dá uma dinâmica diferente: criativo, forte no um contra um, ataca bem a profundidade, sabe transportar bem a bola e sabe gerir bem o jogo. Se ele jogar bem, a equipa vai jogar bem. Tem essa responsabilidade maior”, afirma.
Edmilson também se mostra entusiasmado com este ‘novo FC Porto’ e admite que não gostou da imagem que a equipa deixou no Mundial de Clubes, quando ainda era orientada pelo argentino Martín Anselmi.
“Com certeza que podemos falar de um FC Porto candidato ao título. O FC Porto com este novo treinador tem outra cara. Acompanhei de perto os jogos do FC Porto no Mundial [de Clubes] e infelizmente aquela equipa não era um FC Porto à FC Porto. Infelizmente, tenho de dizer a verdade. Agora, com Farioli, as coisas estão a encaixar e tenho a certeza que esta época o FC Porto vai lutar pelo título. Como acontece todos os anos, o FC Porto tem de ser candidato”, conclui o antigo extremo brasileiro, que também actuou com destaque no rival Sporting.