Zerozero
·20 mai 2025
Roberto Martínez e a estreia de Mora: «Vai marcar uma era no futebol português»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 mai 2025
Na sequência da convocatória de Portugal para o desafio diante da Alemanha, Roberto Martínez justificou as escolhas, falou da estreia de Rodrigo Mora e do regresso de Pedro Gonçalves ao lote de chamados.
Além disso, o selecionador nacional avaliou a partida diante dos germânicos com ambição, mas com o Mundial 2026 como plano de fundo.
Ligação de Mourinho à seleção?: «Eu posso falar do nosso foco, que é o Munidal'2026, e é isso que estamos a fazer. Queremos crescer e continuar o percurso que temos vindo a fazer nos últimos 28 jogos. É o segundo estágio com o novo presidente Pedro Proença, há uma boa comunicação, e agora precisamos de ajudar os nossos jogadores porque os adversários são fortes.»
Rodrigo Mora?: «Vi-o jogar na seleção sub-17 e foi um impacto fenomenal. Merece entrar no espaço da seleção porque tem feito a diferença, com apenas 18 anos, no último terço. É muito especial e tenho um sorriso quando falo do Rodrigo Mora porque vai marcar uma era no futebol português. João Cancelo e Tomás Araújo ficam de fora por decisão totalmente médica e Diogo Dalot entra pela mesma razão.»
Porquê 27 convocados?: «Há muitos pontos. Primeiro, temos muitos jogos pela frente antes do nosso, com as finais europeias. Ainda estamos à espera do número final permitidos pela UEFA, se vão ser os 26 jogadores como já foi anteriormente. Desta conseguimos acompanhar os jogadores de forma individual, como o Nuno Tavares, o Diogo Dalot, da forma que podem impactar os jogos e ter a melhor seleção possível para ir à Alemanha.»
Regresso de Pedro Gonçalves: «Todos os jogadores que merecem estar na seleção, é um momento importante. O Pedro Gonçalves teve uma época difícil por causa da lesão. Entrou na equipa num momento exigente, está a crescer muito e já fez 90 minutos. O que fez no último estágio em que esteve presente fez coisas boas e a sua experiência será importante para a final four.»
Confiança de Pedro Proença?: «Temos de focar-nos na final-four. Estamos perante o nono e décimo jogos desta competição e os adversários são as melhores da Europa. Estamos entre as quatro melhores da Europa. O trabalho é tentar ganhar, mas também usar a Liga das Nações para preparar a qualificação do Mundial'2026. Se olharmos aos adversários na final four, Alemanha, França, Espanha, acima disto não há mais ninguém. O objetivo é o Mundial'2026. O resto é ruído.»
Ronaldo lesionado no Al Nassr: «A informação que temos é que o Cristiano está apto para ir a jogo. Sobre o resto, sinto-me muito contente com a qualidade que temos na convocatória. É preciso gerir isso, porque há jogadores que têm mais minutos. Temos quatro jogadores na final da Liga dos Campeões e isso é importante.»
Pedro Gonçalves chamado na pior fase?: «É se preso por ter cão ou por não ter cão. O Pote é um jogador importante, não é de agora. Tem muita competição e o adversário, a forma como se joga, tudo importa. Os jogos na Alemanha são necessários jogadores com experiência e o Pote trabalhou muito e fez um bom desempenho. O João Félix e o João Palhinha fizeram poucos minutos nos clubes, mas são muito importantes na forma de jogar da seleção.»
Fórmula Quenda para Mora?: «Não. Há situações que estão relacionadas com os jogadores dentro da lista. Há várias posições. Para a posição do Quenda, que está a crescer muito, temos Pedro Neto e Francisco Conceição. O Rodrigo Mora acabou agora a temporada a um nível espetacular e acho que o seu treinador confia muito nele em jogos difíceis. Acho que merece um espaço na seleção.»
Direct