Central do Timão
·20 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·20 décembre 2024
O Corinthians passou por diversas turbulências ao longo da temporada 2024, com um dos piores momentos do ano sendo a campanha ruim no Campeonato Paulista. Finalizando a participação na competição estadual com mais derrotas do que vitórias, o Timão sequer avançou para a fase de mata-mata.
A Central do Timão segue a série de matérias especiais de retrospectiva do ano e relembra como foi a campanha alvinegra na edição de 2024 do Campeonato Paulista.
Classificação
O Campeonato Paulista conta com 16 equipes, divididas em quatro grupos. As equipes do mesmo grupo não se enfrentam durante a fase de classificação e os dois primeiros colocados se encaram nas quartas de final. Na edição 2024, o Corinthians esteve no Grupo C, ao lado de Red Bull Bragantino, Inter de Limeira e Mirassol.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Primeira fase
O Corinthians iniciou o estadual sob o comando do técnico Mano Menezes e teve uma estreia animadora, vencendo o Guarani por 1 x 0 com um lindo gol de voleio de Romero. Entretanto, a partir daí a equipe sofreu com uma sequência de derrotas. O Timão perdeu por 1 x 0 para o Ituano, por 1 x 0 para o São Bernardo, por 2 x 1 para o São Paulo e por 3 x 1 para o Novorizontino, em jogo que culminou na demissão do treinador.
Com o técnico interino Thiago Kosloski, o Alvinegro Paulista ainda sofreu a quinta derrota seguida no clássico diante do Santos, pelo placar de 1 x 0. Após a partida, o clube oficializou a chegada do treinador António Oliveira, que estava no Cuiabá. A estreia do português foi com uma vitória por 2 x 0 diante da Portuguesa, na Neo Química Arena. O lusitano deu continuidade ao bom início ao vencer o Botafogo-SP pelo placar de 4 x 1.
Na sequência, o Timão teve um Derby histórico na Arena Barueri. Com um gol aos 44 minutos do primeiro tempo e outro aos 23 da segunda etapa, o Palmeiras abriu vantagem e chegou até a reta final da partida com o placar favorável. Aos 42, Yuri Alberto diminuiu para o Corinthians, que viu Cássio ser expulso minutos depois. Por ter gastado todas as substituições, a equipe precisou improvisar o zagueiro Gustavo Henrique no gol.
Quando a situação parecia não ter chances de piorar, Yuri Alberto acabou recebendo uma joelhada de Murilo que acabou fraturando suas costelas e o tirando da partida. Com dois jogadores a menos, o Corinthians viu o rival cometer uma falta longe do gol defendido por Weverton. Na cobrança, mesmo com a longa distância, Rodrigo Garro arriscou direto e marcou um golaço, dando números finais ao clássico que terminou empatado em 2 x 2.
Apesar de ter buscado o empate heroico no Derby, o Timão acabou derrotado por 1 x 0 pela Ponte Preta no jogo seguinte, em casa, em uma partida em que finalizou 27 vezes e não conseguiu sair do zero. A situação na competição ficou complicada e, mesmo vencendo o Santo André por 3 x 2 na partida seguinte, a equipe foi eliminada do estadual mesmo com uma partida faltando na primeira fase.
Na última rodada do estadual, com um time totalmente reserva, o Corinthians empatou em 0 x 0 com o Água Santa e se despediu do Campeonato Paulista de 2024 no terceiro lugar do Grupo C, com 14 pontos. O Bragantino se classificou em primeiro, com 21 pontos, e a Inter de Limeira foi a segunda colocada, com 17 pontos. O Mirassol, lanterna do grupo, somou 14 pontos.
Veja Mais: