Recém-chegado, técnico do Corinthians fala sobre primeiros dias no clube e método de trabalho | OneFootball

Recém-chegado, técnico do Corinthians fala sobre primeiros dias no clube e método de trabalho | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·6 mai 2025

Recém-chegado, técnico do Corinthians fala sobre primeiros dias no clube e método de trabalho

Image de l'article :Recém-chegado, técnico do Corinthians fala sobre primeiros dias no clube e método de trabalho
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Nesta terça-feira, 6 de maio, o técnico Dorival Júnior completa exatamente uma semana no comando técnico do Corinthians. Até o momento, são dois jogos e duas vitórias, diante de Novorizontino e Internacional, por Copa do Brasil e Brasileirão, respectivamente.

Em entrevista exclusiva à CNN Brasil, o comandante falou sobre os primeiros dias no clube e de dar oportunidade para todos neste início de trabalho. Ele também comentou a maneira que se adapta aos times em que trabalha e já trabalhou ao longo de sua carreira, de acordo com as características de cada um.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Recém-chegado, técnico do Corinthians fala sobre primeiros dias no clube e método de trabalho

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

“Alguns jogadores não vinham sendo aproveitados – o que é um fato normal, eu respeito as posições de cada comissão técnica que esteja trabalhando. Mas alguns não vinham sendo aproveitados. Em todas as equipes, eu me adaptei à equipe. Nunca chego com sistema pré-estabelecido. Prefiro identificar o que tenho à mão e depois empregar um sistema.”

“De um modo geral, a grande função do treinador e sua comissão técnica é provocar no atleta uma situação como essa, em que você apresente sugestões, desenvolva com trabalhos e o dia-a-dia, e se aplique durante os jogos. Eu fico feliz de, em todas as equipes que eu tenha passado, sempre ter mudado a nossa forma de trabalho, o desenvolvimento das nossas equipes, nunca repetindo as formas de jogar. Isso tudo sempre tentando conhecer rapidamente o seu grupo, o seu elenco e tentando desenvolver o melhor trabalho possível. Para mim é uma satisfação poder estar com o tempo ganhando a confiança de cada um dentro do nosso grupo de trabalho, assim como, aos poucos, da própria torcida, que vai nos conhecendo um pouco mais com o passar do tempo, e se Deus quiser, com bons resultados.”, iniciou.

Em seguida, Dorival Júnior deu a sua opinião sobre a cultura “imediatista” do futebol brasileiro, onde muitas vezes os treinadores não tem tempo hábil de implementar sua filosofia de jogo devido a necessidade de, muitas vezes, a busca por resultados imediatos.

“É muito difícil no momento como este que nós estamos vivendo dentro do país, falarmos que nós teríamos processos respeitados e que esses processos, com o tempo, nos levarão a resultados. Infelizmente, nós trabalhamos com imediatismo e isso acontece em todos os nossos clubes. Isso vem penalizando, na minha concepção, o futebol brasileiro. Vem tirando a possibilidade de trabalhos muito mais regulares e equilibrados e penalizando consideravelmente todos nós, profissionais, público de um modo geral. Isso, para mim, tem sido aquilo que vem mostrando uma faceta do que o futebol vem apresentando nos últimos anos”, continuou.

Posteriormente, voltou a falar sobre conceder oportunidades aos atletas que vinham recebendo poucas chances com a última comissão técnica. Segundo ele, é papel do corpo técnico motivar e resgatar a confiança desses jogadores.

“Eu não posso dizer que nós já temos uma equipe treinada. Não, ao contrário, nós estamos trabalhando para que isso aconteça. É muito pouco, apenas uma semana. Estamos tentando aproveitar o máximo possível o tempo, procurando mexer e orientar todos os jogadores. Alguns, naturalmente, não vinham sendo aproveitados – o que é um fato normal, eu respeito as posições de cada comissão técnica que esteja trabalhando. Mas alguns não vinham sendo aproveitados, nós estamos tentando motivá-los, buscando, assim, colocarmos todos os jogadores em condições de estarem brigando em igualdade de condições pelos seus espaços.”

Dorival Júnior chegou ao Corinthians depois de acumular um currículo relevante nos últimos anos. Ele possui passagens marcantes pelo Santos, onde conquistou dois Campeonatos Paulistas (2010 e 2016, além de uma Copa do Brasil em 2010. No São Paulo, clube em que foi técnico entre meados de 2017-2018 e 2023, conquistou uma Copa do Brasil eliminado Palmeiras, Corinthians e batendo o Flamengo na final. No Rubro-Negro carioca, conquistou uma Conmebol Libertadores e uma Copa do Brasil em 2022.

Veja Mais:

À propos de Publisher