oGol.com.br
·20 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 janvier 2025
O Manchester City anunciou nesta segunda-feira a contratação do zagueiro uzbeque . Quem é o adolescente de 20 anos que custou 40 milhões de euros aos Citizens?
Talvez um primeiro fato curioso de se mencionar é que Khusanov é o primeiro uzbeque na história a defender o City. Apesar de o futebol ser cada vez mais globalizado, e de termos a chance de ver até o campeonato da Bielorrússia, o jovem defensor é relativamente desconhecido do grande público. Mas calma, é para isso que estamos aqui!
Nascido em Tashkent, capital uzbeque, Abdukodir Khusanov começou a jogar futebol aos sete anos, nas divisões de base do Lembra quando foi treinado por no Uzbequistão, no rolé mais aleatório do futebol? Foi nesse clube...
Khusanov, entretanto, foi considerado pelo clube frágil fisicamente e, aos 17 anos, recebeu oportunidade apenas no time B, na terceira divisão local. Isso mesmo: há poucos anos atrás, o jovem não tinha espaço nem no futebol local.
O pai de Khusanov foi jogador: chegou a defender até a seleção uzbeque. Vendo a situação do filho, Hashimov procurou outras alternativas no mercado. E abriu uma porta longe de casa...
Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, alguns campeonatos alternativos ganharam visibilidade. Negacionista, a Bielorrússia pouco parou suas competições. E muita gente ficou no Youtube acompanhando o campeonato local, pela abstinência de futebol em um mundo pandêmico. Pois Khusanov foi jogar lá em 2022.
O Energetik, de Minsk, esperou o adolescente completar 18 anos para conseguir fazê-lo assinar contrato. No campeonato bielorrusso de 2022, Khusanov teve impacto imediato e ajudou a equipe a alcançar um improvável vice-campeonato.
Mas não foi a abstinência pandêmica que fez o mundo ver Khusanov. Foi, sim, a boa participação do defensor no Mundial sub-20 de 2023 que chamou a atenção dos scouts do Lens, que levaram o jovem defensor para a França por simbólicos 100 mil euros.
Depois de uma primeira temporada de poucas chances na França, Khusanov assumiu vaga cativa no time na atual temporada, sendo protagonista na linha de três zagueiros do clube. Não foi preciso de mais para o City investir 40 milhões de euros na contrataçãod e ujm adolescente que soma 68 jogos como profissional por clubes e 18 pela seleção.
Khusanov, protagonista na seleção uzbeque, é conhecido por ser um "tanque", um zagueiro agressivo, forte fisicamente e combativo. É veloz e, além da fisicalidade, tem no jogo aéreo outra característica destacável.
O trabalho de Guardiola será lapidar um diamante, trazendo qualidade com a bola nos pés para adaptar o reforço ao modelo de jogo do City. Presente na lista do Golden Boy, Khusanov estará no ambiente certo para escrever sua história no futebol.