AVANTE MEU TRICOLOR
·5 mai 2025
QUE FASE DO RIVAL! Talleres começa a cumprir punição por caso de racismo contra o São Paulo e perde 2º treinador em um mês

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·5 mai 2025
Conhecido no Brasil, Guiñazú caiu após 7 jogos em 1 mês como técnico (Foto: Divulgação/Talleres)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
O argentino Talleres vive péssima fase. O rival do São Paulo é o último do grupo D da Copa Libertadores, sem ter somado um ponto sequer até aqui.
O clube vai mal também no campeonato nacional, onde ocupa a vice-lanterna do grupo B da Liga Argentina, com apenas 13 pontos em 16 jogos. A tenebrosa maré da equipe de Córdoba fez com queo segundo técnico no período de um mês não suportasse a pressão e caísse do cargo.
Após mais uma derrota na Argentina neste sábado (3), por 2 a 1 no clássico contra o Instituto, o treinador Pablo Guiñazú, famoso no Brasil por ter atuado por clubes tupiniquins, que estava no cargo de técnico/interino, também sucumbiu.
“Pablo Guiñazú chegou até hoje, não vou continuar como interino. Não consegui encontrar um jeito, eu não consegui ajudá-los. É preciso ser homem e admitir. Isso me dói na alma, porque os jogadores sabem muito bem o quanto sou feliz dentro do clube”, falou Guiñazú ainda na sala de entrevistas do estádio Mario Alberto Kempes.
O agora ex-técnico do Talleres havia assumido o comando do time no início do último mês de abril, apóso clube demitir seu antecessor, Alexander Medina, o popular ‘Cacique Medina’.
Um dia após a estreia com derrota do time por 1 a 0 para o São Paulo na Libertadores, em 3 de abril, o Talleres anunciou a queda do técnico Medina.
Guiñazú assumiu imediatamente a equipe, no dia seguinte, em 4 de abril. Ou seja, não completou nem um mês como treinador do Talleres.
Segundo a imprensa argentina, o principal candidato a assumir o comando da ‘La T’ é Mariano Levisman, que estava como auxiliar técnico de Guiñazú no último mês.
E nesta segunda-feira (5), o Talleres já começou a cumprir parte dapunição imposta pela Conmebol pelos gestos racistas praticados por um de seus torcedores contra o público do São Paulo (assista ao final da matéria) na primeira rodada da Libertadores, no Estádio Mario Alberto Kempes.
O clube foi multado em US$ 100 mil (cerca de R$ 569 mil), valor que é descontado automaticamente das receitas de direitos de televisão e patrocínios referentes à participação do Talleres na competição sul-americana.
Além da punição financeira, o clube de Córdoba terá que cumprir também algumas medidas educativas. No próximo jogo organizado pela Conmebol, os jogadores terão que entrar em campo com uma faixa trazendo a mensagem “Basta de Racismo”, e o mesmo texto deverá ser exibido no telão do estádio.
Além disso, nos três dias anteriores à próxima partida, na quinta-feira (8), contra o Libertad, o clube também será obrigado a publicar uma campanha antirracismo em suas redes sociais, previamente aprovada pela entidade, o que já começou a acontecer.
Com o título ‘Talleres reafirma seu compromisso contra o racismo e a discriminação’, o clube publicou um comunicado em seu site oficial nesta segunda alertando contra os atos.
Na nota, o Talleres informa que foi notificado pela Conmebol das sanções pelos fatos ocorridos na partida contra o São Paulo, e expressa “mais uma vez seu absoluto repúdio a qualquer manifestação racista ou discriminatória, dentro e fora do campo de jogo”.
“Trabalharemos com responsabilidade para cumprir as disposições do órgão regulador do futebol sul-americano e reforçaremos nossos esforços para continuar conscientizando. Não há lugar para o racismo. Nem nos esportes, nem em nenhum lugar”, completou o comunidcado do Talleres.
Esperamos que, mais uma vez, as palavras não fiquem somente no papel e manifestações de repúdio, e partam para as ações em campo.