Leonino
·9 avril 2025
Provocação? Porto 'apaga' Sporting em homenagem a Aurélio Pereira

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·9 avril 2025
A morte de Aurélio Pereira, figura lendária da formação do Sporting e descobridor de alguns dos maiores talentos do futebol português, mereceu uma curta homenagem por parte do Porto. No entanto, o gesto dos dragões gerou reações controversas ao não mencionar em momento algum o Clube de Alvalade, onde o histórico olheiro fez toda a sua carreira e deixou um legado incomparável.
A nota publicada nas redes sociais do Porto refere que Aurélio Pereira foi uma "figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal", endereçando condolências à família e amigos. No entanto, nenhuma referência ao clube leonino, onde o próprio trabalhou durante décadas e que anunciou oficialmente a sua morte esta terça-feira, foi incluída na mensagem.
Aurélio Pereira morreu aos 77 anos e deixa uma marca profunda no futebol nacional. Responsável por descobrir jogadores como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo, foi o fundador e principal rosto do departamento de Recrutamento e Formação do Sporting, onde desenvolveu um modelo elogiado a nível internacional.
A ausência de menção ao Sporting no comunicado dos dragões foi interpretada por muitos adeptos como uma provocação ao facto de os leões não terem manifestado pesares pela morte de Pinto da Costa. Aurélio Pereira desenvolveu toda a sua carreira no Clube de Alvalade e é amplamente reconhecido como uma das figuras mais importantes da formação leonina.
O 'senhor formação' não foi apenas um nome no contexto nacional; foi um arquiteto de sonhos, um mestre silencioso que moldou carreiras e elevou o nome de Portugal além-fronteiras. É de recordar que já é conhecida data para o funeral da eterna lenda do Sporting.